Betim estuda comprar 200 mil doses da “CoronaVac”, vacina do Instituto Butantan

0
876
Divulgação/Governo de SP

Após a Prefeitura de Belo Horizonte anunciar a compra  CoronaVac, do Instituto Butantan, em São Paulo, a Prefeitura de Betim também sinaliza interesse em adquirir 200 mil doses da vacina para imunizar os betinenses contra o coronavírus.

Secretaria de Saúde prepara plano de imunização 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Betim está trabalhando no planejamento para criar as condições técnicas necessárias para que a vacinação ocorra dentro do esperado. Para isso, está avaliando a necessidade de aquisição de câmaras de vacinas, agulhas, seringas e outros insumos, além da realização de treinamento e preparação das equipes de saúde, enquanto aguarda diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, tendo em vista a responsabilidade da prefeitura de proteger a saúde da população local, o município está, por meio da Secretaria de Saúde, desde o início do mês de dezembro, mantendo tratativas com o Instituto Butantan, a fim de verificar a viabilidade de adquirir um lote inicial de vacinas para atender a grupos prioritários, como profissionais de saúde que atuam na rede pública, idosos e pessoas com comorbidades que contribuem para o agravamento da Covid-19.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Paixão, foi formalizado na última segunda-feira, 14, um ofício ao Butantan manifestando o interesse de Betim adquirir, inicialmente, 200 mil doses da vacina CoronaVac, que está sendo produzida pelo instituto. “Precisamos aguardar o retorno do Butantan para avaliarmos a viabilidade dessa aquisição. Deixamos claro em nossa solicitação formalizada, a necessidade de nos informarem sobre o prazo de entrega, custo, bem como as características técnicas da Coronavac para adequação da logística de transporte, armazenamento e dispensação das doses”, explica.