A Prefeitura de Betim concluiu mais uma etapa dos preparativos para o pré-carnaval 2025 com a divulgação, na última terça-feira (21), da lista dos 16 blocos contemplados com o auxílio financeiro para o evento, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de fevereiro. A seleção foi publicada na edição nº 3062 do Órgão Oficial do Município.
Dos 21 blocos inscritos no processo seletivo, apenas 16 conquistaram vaga no desfile deste ano. Entre os selecionados estão Cueca do Avesso, Afoxé Balaio Geral, Diversidade – Bate o Leque, Intervalo, Sogoró, Óleo de Peroba, CAR – Virgens do Rodô, 10rganizados, MorangoMelo, Unidos do Dona Antônia, Pegada da Onça, Farofeiros, Timbashow, G10 Favelas, Uaixé e Samba de Roda Entre Amigos.
Auxílio financeiro ampliado
Nesta edição, a prefeitura aumentou o valor do incentivo financeiro para R$ 10 mil por bloco, um crescimento em relação aos R$ 9 mil disponibilizados no ano passado. De acordo com o edital 001/2025, apenas blocos originários de Betim, sem trio elétrico e com pelo menos 50 integrantes puderam concorrer ao recurso.
As propostas foram analisadas por uma comissão julgadora, que atribuiu pontuações com base em critérios como criatividade e estética dos abadás, tempo de existência, história de criação, bateria e harmonia, estandarte ou bandeira, apresentação de repertório e, como novidade desta edição, o critério social, que avaliou a participação comprovada dos blocos em ações de cunho solidário, educativo, cultural ou ambiental.
“Garantir a transparência em todas as etapas foi uma prioridade para a comissão julgadora. As avaliações seguiram rigorosamente os critérios descritos no edital, garantindo que cada projeto fosse analisado de forma justa e imparcial. Isso reforça nosso compromisso em promover um processo seletivo ético, que valoriza o esforço e a dedicação dos blocos carnavalescos, e fortalece a credibilidade de nosso pré-carnaval”, destacou a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.
Expectativa para o evento
O pré-carnaval Betim 2025 ocorrerá na tradicional Rua do Rosário, no Angola, mesmo local do ano passado. A expectativa da Secretaria Municipal de Arte e Cultura é atrair mais de 20 mil foliões durante os dois dias de festa.
“O aumento do recurso para cada bloco e a inclusão do critério social foram importantes para tornar a festa mais enriquecida culturalmente e proporcionar melhor organização financeira para os blocos. E, vale destacar, alguns blocos ganharam o recurso pela primeira vez. Todos esses esforços refletem no compromisso de valorizar e manter a tradição dessa festa que movimenta nossa cidade nos âmbitos econômico, social e cultural”, complementou Bruna Ribeiro.
A programação detalhada do desfile dos blocos e outras atividades do pré-carnaval será divulgada em breve pela Prefeitura de Betim.