Betim disponibiliza pesquisas sobre impactos da mudança do clima

0
620
Camila Henriqueta

Na próxima terça-feira (16), Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Prefeitura de Betim disponibilizará em seu site duas importantes pesquisas sobre desenvolvimento sustentável e a resiliência climática da cidade. Os estudos “Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa” e “Análise de Vulnerabilidade e Risco Climático” foram realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), em parceria com a ONG global Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), por meio do projeto Urban-Leads II. Estratégicos, os documentos têm relação direta, cujo objetivo é apontar medidas de mitigação de gases de efeito estufa e promover adaptação aos impactos da mudança do clima em Betim nos próximos anos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, destaca que os estudos vêm coroar ações concretas que já são realizadas no município desde 2017 – a começar pelo recorde de plantio. “Mais de 90 mil mudas de árvores foram plantadas em quatro anos. A arborização desempenha papel fundamental para o controle das alterações climáticas, pois é responsável tanto pelo processo de evapotranspiração, como pelo ciclo da água – no qual devolve a água para a atmosfera e controla todo o regime de chuvas”.

Outra atividade que contribui para a transformação de Betim em uma cidade mais sustentável é o incentivo ao uso da bicicleta como transporte público não poluente. A cidade ganhará, nos próximos meses, um novo trajeto de ciclovia ligando o bairro Jardim Alterosas ao viaduto Jacintão. Hoje, o município conta com 32 km de ciclovias e seis bicicletários implantados nas principais avenidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reconhecimento

Por conta dessas iniciativas sustentáveis, Betim foi reconhecida pelo secretário-geral do ICLEI, Gino Van Begin, como uma das cinco cidades brasileiras que lideram o reporte climático em nível nacional. Betim também está, conforme Van Begin, dentre as cinco brasileiras que têm capacidade de influenciar e inspirar cidades de todo o mundo a avançarem no combate à mudança climática. Ele destacou o município no blog do Iclei, o City Talk, em fevereiro.

A data

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas tem como objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de ações que reduzam o impacto de tais mudanças sobre o planeta. O aumento da emissão de gases de efeito estufa e de dióxido de carbono (CO2) são considerados a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima.

Aliado a esse problema, ocorre ainda a degradação ambiental, a perda de biodiversidade e o desgaste dos recursos naturais no mundo, o que resulta em derretimento de geleiras, tempestades mais intensas, dentre outros fenômenos que afetam milhares de pessoas no mundo.