Betim conclui manutenção de semáforos danificados por acidentes e furtos

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Divulgação / PMB

A Prefeitura de Betim finalizou, nesta sexta-feira (10), os serviços de manutenção em semáforos que haviam sido danificados por acidentes e furtos em pontos estratégicos da cidade. O trabalho foi realizado pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e incluiu desde diagnósticos técnicos até a substituição completa de equipamentos, reprogramação semafórica e reposição de materiais.

Entre os reparos realizados, destaca-se o semáforo no cruzamento da avenida Juiz Marco Túlio Isaac com a rua Violeta, no bairro Jardim Alterosas 2ª Seção. O equipamento havia sido completamente destruído após ser atingido por um caminhão com carga excedente de carvão, causando danos ao controlador principal e a pane total do sistema. A Ecos instalou um novo semáforo em posição horizontal, com altura de 4,80 metros, além de substituir mais de 700 metros de cabeamento, instalar um novo controlador de tráfego, trocar hastes de aterramento e ajustar as programações semafóricas.

“Em cruzamentos movimentados, como o da avenida Marco Túlio Isaac, quando um semáforo é danificado, todo o sistema integrado da área é prejudicado, já que os aparelhos dependem de um único controlador de tempo. Neste caso, o problema foi causado pela negligência de um veículo que ultrapassou a altura permitida pela legislação”, explicou Vladimir Macedo, diretor de Transportes e Trânsito da Ecos.

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Outro ponto que recebeu manutenção foi o cruzamento da avenida Amazonas com as ruas Coronel José Félix da Mata e Pedro Francisco de Melo, no Centro. O furto da tampa de proteção da haste de aterramento — responsável pela estabilização da tensão elétrica do semáforo — causou danos ao equipamento, exigindo a substituição do controlador de tráfego, das hastes de aterramento e ajustes na programação semafórica.

“Restabelecer o funcionamento desses semáforos era essencial, pois eles controlam o tráfego em vias estratégicas da cidade e são fundamentais para a segurança no trânsito. A complexidade da manutenção, devido à necessidade de equipamentos especializados e de difícil aquisição, tornou o processo desafiador. Mesmo assim, conseguimos normalizar a operação”, afirmou Wilton Magno Leite, presidente da Ecos.