Betim celebra a luta para por fim ao preconceito da hanseníase com festa

0
1472

Município anuncia a regularização fundiária das moradias de 2,4 mil moradias durante o Concerto Contra o Preconceito

Foto: Anselmo UBL

Em Betim, a Semana Mundial de Luta contra o Preconceito pela Hanseníase é celebrada com o Concerto Contra o Preconceito que, neste ano, está na 25ª edição. Entre 24 e 28 de janeiro, na Colônia Santa Isabel, a programação conta com shows de artistas betinenses, principalmente da região, entre outras atrações. A edição 2018 conta com uma novidade: o anúncio da regularização fundiária da região.

A festa é organizada pela Prefeitura Betim, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), em parceria com a Associação Comunitária da Colônia Santa Isabel, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan – Betim) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Semana Mundial de Luta contra o Preconceito pela Hanseníase, criada para lembrar a história dos pacientes internados em colônias pelo Brasil, promove a prevenção contra a doença.  O objetivo é combater a doença e o preconceito que os pacientes e ex-pacientes, além de seus familiares, ainda sofrem.

Regularização fundiária

Em 2018, a comunidade do bairro Santa Isabel, formada por pacientes, ex-pacientes e seus familiares, tem mais um motivo para comemorar. A Prefeitura de Betim deu início à Regularização Fundiária da área de 3.407.448,25 m², que abrange parte dos bairros Santa Isabel, Citrolândia e Alto Boa Vista. No domingo, 28, será feita a assinatura do Termo de Doação do terreno.

A regularização das propriedades é uma reivindicação antiga dos moradores. O processo teve início em 2007. Somente neste governo foi possível concretizar o desejo da comunidade, após o Estado de Minas Gerais publicar a Lei Nº 22.816/17, que autoriza a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) a doar ao município de Betim. A doação beneficiará cerca de 2,4 mil famílias.

A regularização, que possibilita a titularização dos lotes para as famílias beneficiadas, está resgatando uma pequena parcela da injustiça ocorrida pelo Estado, onde famílias dos portadores de hanseníase foram retiradas de suas casas, presas e internadas na Colônia Santa Isabel no século passado.

Colônia Santa Isabel

Construída como alternativa para o controle da hanseníase, crescente no Brasil da década de 1920, a Colônia Santa Isabel recebia pacientes portadores da doença de Minas e de outras regiões do país. Por meio da ação de “médicos caçadores”, os enfermos eram isolados do convívio social e internados no hospital, inaugurado em 1931.

Mais tarde, próximo à Colônia, surgiu o bairro Citrolândia, criado especialmente para abrigar familiares dos pacientes. Por vários anos, os moradores da região sofreram com o preconceito. Somente no fim da década de 1980, com a mudança da política nacional em relação às 33 colônias existentes no Brasil, os pacientes receberam alta e os portões de Santa Isabel foram abertos.

De acordo com o procurador-geral do município, Bruno Cypriano, a regularização fundiária é um grande marco para Betim. Segundo ele, milhares de famílias que moram na região terão, pela primeira vez, a documentação de suas residências. “Com a entrega das escrituras, a prefeitura poderá atuar de forma mais efetiva, protegendo e garantindo os direitos da população da regional Citrolândia”.

Hanseníase

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, que ataca os nervos periféricos a pele e a mucosa nasal, podendo também afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos, levando a sérias incapacidades físicas. Ela é transmitida pelo contato com gotículas expelidas pelo doente pelas vias respiratórias. Os principais sintomas são pequenas manchas de cor esbranquiçada ou avermelhada, com a diminuição da sensibilidade e dormência.

O tratamento da Hanseníase é gratuito, é oferecido pelo SUS e, logo quando iniciado, a transmissão é interrompida. E, se realizado de forma completa e correta, garante a cura da doença. Em 2017, foram diagnosticados 18 casos de hanseníase em Betim, e estavam em tratamento, 19 pacientes.

Casos de hanseníase diagnosticados em Betim
AnoDiagnósticos
201418
201513
20166
201718

 

PROGRAMAÇÃO CONCERTO CONTRA O PRECONCEITO
Dia 24

Quarta-feira

 

9h às 12hBlitz contra o preconceitoCentro de Betim, Av. Amazonas com Av. Governador Valadares
9h às 12hProjeto de Portas AbertasCine Teatro Glória
Dia 25

Quinta-feira

14hForró sem preconceito, com Baianinho e seus tecladosCine Teatro Glória
19hApresentação da peça Uma história em quatro tempos, do Teatro Grupo KawanCine Teatro Glória
19h40Exibição do filme Filhos separados pela injustiçaCine Teatro Glória
Dia 26

Sexta-feira

 

18hFJ Mc’sPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
19h05Pastor Altair, Casa de Geração Governo de DeusPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
19h30João Eduardo e Jean LucasPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
20h15Pregador missionário Leandro Cléber, Igreja evangélica mensageiros de Cristo em Arcos e

Pastor Sérgio Candido Pereira, Igreja evangélica mensageiros de Cristo em Bambuí

Praça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
20h40Edson Ramos e BandaPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
Dia 27

Sábado

16hBanda HyddraPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
17hBanda TropicPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
18hGrupo Louco PrazerPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
19hTula BlackPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
20hBruno de LinzPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
21hLucas CostaPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
22hLucas BarbosaPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
Domingo 2808hMissa de ação de graça de 25 anos do Concerto Contra o PreconceitoPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
10h às 14hShow de prêmios da Paróquia Santa IzabelPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
10hRoniclayton e seus tecladosPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
14hCoral Canto LivrePavilhão Gustavo Capanema
15h30Charanga do Geraldo CapacetePraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
16h10Amantes do SambaPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
17h20Sem Hora MarcadaPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
18h30Tony e EltonPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel
20h5 ElementosPraça da Igreja Matriz da Colônia Santa Izabel