Betim anuncia esquema especial de segurança para o Pré-Carnaval 2024

0
117
Divulgação

A Prefeitura de Betim preparou um esquema especial para garantir a segurança dos foliões durante o Pré-Carnaval Betim 2024, festa que acontece no próximo sábado (3) e no domingo (4), em circuito especial estruturado na Rua do Rosário. Com expectativa de público de nove mil pessoas por dia, o evento contará com monitoramento ostensivo da Guarda Municipal, que disponibilizará cem efetivos distribuídos por todo o trajeto no sábado e no domingo, além de um posto especial de atendimento, vigilância por videomonitoramento e rondas em pontos estratégicos. As ações de segurança da corporação contarão com o apoio de outros agentes da Secretaria Adjunta de Segurança Pública e também da Polícia Militar, que terá equipes acompanhando a festa.

Além de supervisionar o percurso do desfile dos blocos de rua e as imediações da via, a Guarda Municipal terá um posto especial montado no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. Lá, os efetivos estarão à disposição para oferecer orientações, receber denúncias e registrar boletins de ocorrência.

Já na Praça São Cristóvão, outra equipe da corporação municipal estará com uma unidade móvel de videomonitoramento, que identificará por meio de câmeras estrategicamente instaladas qualquer ato ilícito durante o evento. O trabalho também terá o apoio do patrulhamento aéreo por drones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os efetivos também estarão posicionados nas áreas de acesso ao circuito dos desfiles e farão rondas de moto nas imediações para coibir atos ilícitos.  

“A Guarda Municipal estará empenhada para garantir a segurança e a integridade dos foliões. Nossos agentes estarão dispostos em pontos estratégicos para realizar o monitoramento ostensivo, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e coibir irregularidades, além de fornecer orientações ao público durante o evento”,  destaca o sub-comandante da Guarda Municipal, Weslei de Almeida.  Uma equipe privada com 20 brigadistas e 60 seguranças reforçará os trabalhos realizando a revista de todos que acessarem o espaço da festa. 

Fiscalização


Equipes da Fiscalização de Posturas também atuarão no Pré-Carnaval 2024. Os agentes vão zelar pelo cumprimento do decreto nº 44.945, que estabelece normas especiais de segurança, como a proibição do porte, da posse, da distribuição e da comercialização de quaisquer em recipientes de vidro, além de petiscos acondicionados em espetos de madeira ou qualquer outro material perfurante. A norma proíbe ainda o uso de bancos, cadeiras e mesas de madeira ou de ferro durante o evento.  

Polícia Militar integra as ações

Agentes do 33° Batalhão da PM também estarão estarão presentes no circuito e também nas imediações da festa. 

“A Polícia Militar realiza anualmente um planejamento prévio de articulação e emprego do policiamento, a fim de suprir tanto as necessidades ordinárias, como por exemplo, atendimento ao público, operações preventivas e repressivas, quanto as extraordinárias, considerando os eventos pré-carnavalesco e outros agendados em Betim. A Polícia Militar vai empregar todo o seu efetivo existente nas ruas, considerando que nesse período não serão concedidas férias institucionais com o objetivo de potencializar as medidas de segurança para o cidadão de bem”, explica o comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Sérgio Felício. 

Trânsito também terá esquema especial

Todas as 13 vias que dão acesso à Rua do Rosário, entre os números 339 e 1.001, serão interditadas, com entrada de veículos permitida apenas para moradores que apresentarem comprovante de residência. Neste ano, com o horário ampliado do pré-carnaval, as interdições ocorrerão das 10h de sábado (3) até a meia noite de domingo (4), e das 10h de domingo até a meia noite de segunda (5). Todas as vias serão sinalizadas com cones e cavaletes. Além disso, agentes da Transbetim e da Guarda Municipal farão o controle de acesso e circulação nas vias do entorno para garantir a organização do trânsito. 

Estarão interditadas as saídas das ruas Promotor Júlio Vasconcelos e Henrique Machado Horta; as ruas José da Conceição, José Santana Trigueiro, Dr. Silva Lobo e Maria Auxiliadora da Silva, próximas à Praça do Óleo; os acessos à Praça São Cristóvão pelas ruas Cirilo Moreira do Nascimento, Conceição Rosa Lima, Joaquim Pereira e Teodomira Odete da Silva; a rua Redelvim Andrade, em toda a extensão até a avenida Juiz Marco Túlio Isaac; e, no final do circuito, as ruas Pedro da Silva Fortes e Antônio Franco do Amaral. 

As linhas do transporte público municipal 20, 40, 710 A, 920, 270, 260, 261, 210 A e B e as intermunicipais 3212, 3298, 3231, 3304, que passam pela Rua do Rosário, serão desviadas para a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, com pontos de embarque e desembarque na altura dos números 1.255, 1.750 e 2.708. A mudança ocorrerá das 10h de sábado até a meia noite de segunda (5). 

A linha 34 terá desvio somente no sentido Centro, com pontos de embarque e desembarque no antigo Betim Shopping e na avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, na altura do número 1.011 (Igreja São Francisco), retornando ao itinerário normal na rua Raul Saraiva Ribeiro/Escola Estadual Amélia Santana Barbosa. 

Todas as alterações nos itinerários das linhas acima podem ser consultadas no aplicativo Clicabus. 

*Com informações de PMB