Betim ampliará atendimento da oftalmologia e da hemodiálise

0
1102

Para ampliar e melhorar o atendimento dos pacientes de oftalmologia e nefrologia, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, assina, nesta sexta-feira, 18, um contrato com a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais. A partir de agora, toda a linha de cuidado das referidas áreas será prestada pelo Hospital Evangélico. Após a assinatura, a associação terá 30 dias para fazer as adequações necessárias e iniciar a prestação dos serviços.

“O atendimento será focado no bem-estar do paciente. Vamos envolver toda a Rede SUS-Betim para prestar um atendimento integral ao usuário. Agora, os usuários da região de saúde de Betim, que precisarem desse tipo de atendimento no município, terão o risco estratificado, ou seja, aquele que mais precisa será priorizado” , afirma o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho. “Além disso, toda a rede e pontos de atenção irão participar do acompanhamento do paciente. Será um cuidado integral e integrado” , ressalta.

Nefrologia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Betim já conta com um salão para hemodiálise com 36 máquinas, que atendem a 210 pacientes, dentro do Hospital Público Regional de Betim (HPRB). Com a abertura de um novo espaço, essa capacidade será duplicada. Ou seja, mais de 400 usuários do SUS, que necessitam desse tipo de tratamento, poderão ser atendidos. Atualmente, a demanda reprimida por esse tipo de serviço é de cerca de 200 pacientes ““ que realizam a hemodiálise em outros municípios.

Além do novo salão de hemodiálise, será realizada no HPRB, a linha de cuidado ambulatorial para acompanhamento dos pacientes renais crônicos, resultando em um aumento no número de consultas especializadas com nefrologistas.

O novo prestador começa a operar o setor de Hemodiálise após 30 dias da assinatura do contrato. A expectativa é que o segundo salão comece a funcionar 60 dias após a assinatura do contrato, em outubro deste ano.

Oftalmologia

O Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga vai ser readequado para receber uma clínica oftalmológica. As duas salas cirúrgicas do quinto andar do HPRB também serão utilizadas para a realização de procedimentos oftalmológicos. A previsão é que os atendimentos ambulatoriais de glaucoma e catarata comecem em setembro e, em outubro, as cirurgias. As demais cirurgias devem ser iniciadas em dezembro.