Betim amplia 2ª dose de reforço da vacina contra a covid-19 para maiores de 40 anos

0
21
Arquivo/PMB

A partir desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Betim começa a aplicar a 2ª dose de reforço da vacina contra a covid-19 para a população com 40 anos ou mais – observado o intervalo mínimo de quatro meses entre as doses do imunizante. Pessoas de 18 a 39 anos que tomaram inicialmente a vacina da Jansen também poderão receber o segundo reforço. Nesta nova etapa da vacinação contra a covid-19, cerca de 26.877 pessoas estão aptas a complementar a imunização. A vacina está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 17h. 

Baixa adesão

Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a adesão da população para o segundo reforço está baixa – apenas 9,7% do público alvo recebeu o complemento. Dentre as pessoas de 50 a 59 anos e os trabalhadores de saúde, apenas 7.836 receberam o segundo reforço e mais de 23 mil ainda não foram vacinados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos em um período sazonal que é mais propício às doenças respiratórias, por isso é importante estar protegido contra a covid-19. Precisamos que todos completem o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço, para evitar que o número de casos da doença volte a aumentar,” alertou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares.

Confira o esquema vacinal para cada público
– Pessoas com 40 anos ou mais que foram vacinadas com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer
1º reforço – 4 meses após D2
2º reforço – 4 meses após 1º reforço

– Pessoas acima de 18 anos que receberam dose única da Jansen
1º reforço – 2 meses após a dose única 
2º reforço – 4 meses após 1º reforço

– Trabalhadores da saúde que foram vacinados com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer
1º reforço – 4 meses após a D2
2º reforço – 4 meses após 1º reforço