Betim adquire microscópio cirúrgico de alta tecnologia para a realização de neurocirurgias no Hospital Regional

0
755

Imagem ilustrativaAlta tecnologia a serviço da saúde. A Prefeitura de Betim adquiriu, neste mês, um microscópio cirúrgico para a realização de neurocirurgias no Hospital Público Regional. O novo equipamento foi adquirido por meio de contrato de contrapartida com a PUC Minas e custou mais de R$ 1,4 mi. O microscópio, que é importado e deve chegar ao município em novembro, vai beneficiar pacientes de Betim e de outros 12 municípios da região de saúde que atualmente são encaminhados para a realização dos procedimentos em Belo Horizonte.

O microscópio cirúrgico permite a visão de estruturas com dimensões milimétricas, como artérias ou veias do cérebro e da medula espinhal, além da operação de doenças que acometem áreas mais profundas do cérebro. Com o aparelho, as cirurgias serão menos agressivas, alcançando melhores resultados e reduzindo o risco de complicações. Além disso, o tempo de internação dos pacientes no pós-cirúrgico em leitos de CTI será menor e a alta hospitalar mais rápida. 

“O novo aparelho vai possibilitar a realização de procedimentos como cirurgias de tumores cerebrais e da coluna vertebral, aneurismas cerebrais, hérnias de disco e outras doenças degenerativas da coluna vertebral, aqui no Hospital Regional”, explicou a secretária de saúde, Patrícia Evangelista. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novos equipamentos

A Prefeitura de Betim vem modernizando os equipamentos do Hospital Público Regional para prestar melhor assistência à população atendida na unidade. 

No primeiro semestre de 2023 foram adquiridos um compressor, dois aparelhos de eletrocardiograma, um endoscópio e um novo tomógrafo que vão trazer mais agilidade e qualidade para exames eletivos e de urgência realizados no hospital. 

O Hospital Público Regional é referência para mais de 800 mil pessoas dos 13 municípios que compõem a região de saúde de Betim. Na unidade são oferecidos atendimentos eletivos e de urgência e emergência, adulto e pediátrico, em diversas especialidades, como clínica médica, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral, ortopedia e cirurgia ortopédica. A unidade possui 298 leitos, sendo 40 de CTI.

Com informações de PMB