
O Torneio Início de Judô 2025, realizado no sábado (22), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim, trouxe grandes conquistas para os judocas do Programa Viva o Esporte. Competindo contra atletas de diversas cidades mineiras, os representantes betinenses subiram ao pódio em quatro categorias, faturando uma medalha de ouro e três de bronze.
A jovem Sofia Evelyn Bueno Costa brilhou no tatame e garantiu o lugar mais alto do pódio, conquistando a medalha de ouro na categoria sub-13 feminino superpesado (+60kg). Já os judocas Gustavo Santos Gonçalves (cadete masculino superligeiro -50kg), Meibelly Ester Alves (cadete feminino médio-médio -57kg) e Eduardo Rodrigo Silva Pereira (sub-15 masculino médio -60kg) demonstraram técnica e determinação, conquistando medalhas de bronze.
Além dos medalhistas, as judocas Dafine Emanuele Ferreira Rodrigues (cadete feminino ligeiro -44kg), Valentina Pereira Costa (sub-13 feminino pesado -60kg) e Isabel Vitória Alves Vasconcelos (sub-15 feminino médio -57kg) também tiveram boas atuações, ficando entre as cinco melhores de suas respectivas categorias.
Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Abreu, o Sapão, o desempenho dos atletas betinenses reflete o compromisso da cidade com o fortalecimento da modalidade: “O judô tem crescido muito em Betim, e os resultados conquistados neste torneio demonstram que nossos atletas estão preparados para grandes desafios. Seguiremos apoiando e incentivando o esporte como ferramenta de desenvolvimento e inclusão”, destacou.
O torneio, que também serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro Região III, reuniu centenas de judocas de Minas Gerais e marcou o início da temporada competitiva no estado. Com as medalhas conquistadas, os atletas betinenses reforçam a tradição da cidade no judô e seguem firmes na preparação para os próximos desafios.