Arte e cultura nos intervalos das escolas públicas de Betim

0
1068

Projeto da Divisão de Juventude está com inscrições abertas para artistas solos e grupos artísticos que queiram se apresentar para os estudantes da cidade

As escolas municipais e estaduais de Betim terão intervalos recheados de cultura e artes nas quartas-feiras. O programa Intervalo Cultural vai levar artistas e grupos artísticos para se apresentarem durante o recreio, que passará de 20 para 40 minutos. As apresentações ocorrerão nos dois turnos, sempre em uma escola por vez. O lançamento será no próximo dia 19, às 15h, na E.M. Bento Machado, no bairro Vila Bemge, no Regional Teresópolis. 

A ação é uma iniciativa da Divisão de Juventude, da Superintendência de Eventos, ligada à Secretaria Municipal de Comunicação. De acordo com o chefe da Divisão, Kenedy Alessandro, a proposta é contemplar as todas as 69 escolas municipais e as 28 estaduais, localizadas na cidade. Entre os objetivos da proposta estão o incentivo à prática cultural, o combate à violência e à evasão escolar, fomento à interação entre os estudantes e criação de um espaço para os novos talentos da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vamos unir as questões pedagógicas já trabalhadas pelos professores com a cultural, por meio das apresentações que levaremos para as escolas. Vamos, também, promover debates e conversas com os alunos do ensino médio de temas relativos à realidade deles. Queremos alimentar esse espaço de arte e cidadania junto à nossa juventude” , adiantou Kenedy.

Credenciamento

Os artistas solos e grupos culturais de música, dança e teatro que tiverem o interesse de se apresentarem durante o Intervalo Cultural devem se cadastrar na Divisão de Juventude. O cadastro estará aberto entre os dias 10 e 21 de abril e será feito gratuitamente.

“Vamos receber as inscrições dos artistas e dos grupos em um primeiro momento, até para identificar as diversas vertentes culturais que temos em nossa cidade. É importante ressaltar que o cadastro e apresentação dos artistas serão gratuitos. O objetivo é oferecer cultura e lazer e contribuir com a educação nos nossos estudantes” , explicou.

Diálogo com a juventude

A Prefeitura de Betim tem atuado na promoção de políticas públicas em favor dos jovens da cidade. A retomada do Conselho Municipal, composto por 16 representantes ““ oito de entidades da sociedade civil organizada e outros oito indicados pelo governo ““ tem feito com que novas ações sejam debatidas e planejadas para o público alvo.

É o caso do curso de capacitação Identidade Jovem (ID), oferecido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude. No último dia 5, os conselheiros municipais participaram da qualificação do ID, ministrado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

“Estamos trabalhando para fortalecer as ações em favor dos nossos jovens. A proposta é garantir não só lazer, mas capacitação profissional e garantir a empregabilidade para que todos possam conquistar os seus sonhos pessoais e profissionais. Para isso, estamos articulando com os demais órgãos do governo para fortalecer essas políticas públicas de juventude” , completou Kenedy.