Aromas e Sabores: São Joaquim de Bicas abre inscrições para seleção de novos pratos para o festival gastronômico

0
187
Adeilson Andrade / Arquivo

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo abre, nesta segunda-feira, 1º de abril, as inscrições para os mestres e mestras da culinária, que desejam participar da seleção para a 6ª edição do Festival Gastronômico” São Joaquim de Bicas em Armas e Sabores”.

O evento, reconhecido como o maior festival gastronômico da região, tem como finalidade principal resgatar a culinária local, proporcionar entretenimento e fomentar o desenvolvimento cultural e turístico no município.

Conforme o edital publicado na última quinta-feira (28), serão disponibilizadas 15 vagas. Podem participar somente os cozinheiros (as) e quitandeiros (as), residentes na cidade, acima de 18 anos. As inscrições serão realizadas, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria de Cultura, que fica no Centro Administrativo Municipal, na avenida José Gabriel de Resende, 340, Tereza Cristina. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o processo de inscrição, os candidatos devem apresentar por escrito suas propostas de receitas, detalhando os ingredientes, o método de preparo e uma breve descrição de suas inspirações na culinária, incluindo informações tanto profissionais (se for o caso), quanto nos aspectos pessoais. O prazo para inscrições termina no dia 22 de abril.

De acordo com a Secretaria de Cultura, no caso de um número de interessados superior a essas 15 vagas, os pratos dos candidatos inscritos serão avaliados pelo Chef de cozinha responsável pela seleção. Os critérios estabelecidos pelo regulamento incluem a valorização dos pratos tradicionais da culinária local e a originalidade na sua elaboração, visando fortalecer a identidade gastronômica da região e atração de fluxos turístico para o município. A seleção está programada para ocorrer nos dias 8 e 9 de junho.

Edição de 2024

O evento será realizado nos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro, com entrada gratuita. A expectativa é oferecer ao público uma comida mineira de qualidade, originada das cozinhas tradicionais da nossa gente.  A programação conta com diversas atrações musicais, artesanato, além de workshops com chefs renomados sobre a culinária mineira.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo, na edição de nº 1697, do Diário Oficial, clicando aqui.