Após sete anos de espera, UPA Norte é aberta pela Prefeitura de Betim

0
559

Uma grande festa marcada para este domingo, 9, das 9h às 14h, celebrará a entrega da unidade para os moradores da cidade

Adeilson Andrade/Portal Agita

 

A partir do próximo dia 12, quarta-feira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte passa a atender a população de Betim, com capacidade máxima de funcionamento. Depois de sete anos da inauguração do prédio, sem a unidade entrar em funcionamento, a Prefeitura de Betim inova no modelo de gestão e abre as portas da UPA para a comunidade. Essa será a maior unidade de urgência e emergência da cidade, com funcionamento 24 horas, sete dias da semana. A festa de entrega para a população será neste domingo, 9, das 9h às 14h.

A UPA Norte absorverá os atendimentos de urgência e emergência até então realizados na UPA Sete de Setembro, cujo espaço físico não é mais adequado para um serviço de pronto atendimento.  A nova UPA proporcionará melhor assistência, conforto e organização para a população, além de melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Serão oferecidos atendimentos de urgência e emergência em clínica médica, cirurgia geral, pediatria, além de exames laboratoriais e raios-X de urgência, equipe de enfermagem e serviço social. Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, a unidade foi planejada para ampliar a oferta de atendimentos em aproximadamente 60% por mês, o que representa mais de 5.000 atendimentos acima do que era oferecido pela UPA Sete de Setembro. “A ampliação da assistência à população atenderá, principalmente, uma das regiões que mais cresceu na cidade nos últimos anos”, explica o prefeito Vittorio Medioli.

Um novo modelo de gestão

Adeilson Andrade/Portal Agita

A Prefeitura de Betim adotou um novo modelo de gestão para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, com o uso mais eficiente dos recursos públicos e melhor prestação dos serviços. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, a unidade irá operacionalizar com a maior celeridade possível, além de gerar economia para os cofres municipais. Essa nova forma de gestão irá ampliar e melhorar o atendimento aos usuários.

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, organização social de saúde sem fins lucrativos, foi a responsável pela reforma, pela equipagem e pelo início do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. A instituição foi vencedora do processo de licitação e assinou o contrato com a Prefeitura de Betim em 13 de fevereiro de 2019, tendo, a partir dessa data, 120 dias para iniciar o atendimento à população.

Além da reforma e readequação da infraestrutura do prédio, do fornecimento dos equipamentos e dos mobiliários necessários para seu funcionamento, a instituição irá operacionalizar, gerenciar e executar o serviços de saúde na unidade. O município, contudo, continuará detentor do comando, sendo responsável por fiscalizar, regular e planejar a gestão, garantindo que os serviços sejam prestados com a quantidade e a qualidade necessárias. “Serão estipuladas metas de atendimentos e procedimentos, além do tempo de espera e permanência do usuário na unidade. Não iremos abrir mão da gestão,” destacou Guilherme Carvalho.

Histórico

Inaugurada em 2012, a UPA Norte nunca entrou em funcionamento por falta de estrutura adequada. Já foram gastos cerca de R$ 4 milhões na unidade, com a construção e reformas realizadas por administrações anteriores. A atual gestão encontrou a unidade em estado de depredação, abandono e com diversos itens furtados. Devido à estrutura física deficitária, à falta de equipamentos e repasses ao Fundo Municipal de Saúde, não foi possível colocar a UPA em funcionamento. O prédio passou, então, a ser monitorado 24 horas por dia, por guarda municipal. Para o início do atendimento foram investidos mais 1,9 milhões, oriundos de recursos municipais.

Estrutura e capacidade ampliadas

Adeilson Andrade/Portal Agita

O prédio, localizado no bairro Bom Retiro, na mesma região que tem atualmente a UPA Sete como referência, estará apto para atender aos casos de urgência e emergência, funcionando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Ela terá capacidade para atender uma população referenciada de até 220.000 habitantes.  Para o restante da população, o município possui outras três UPAs: Alterosas, Guanabara e Teresópolis. Elas também passarão por melhorias e, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, são suficientes para atender toda a população de Betim.

A UPA Norte tem 1.800 m² de área construída – 1.050 m² a mais que a UPA Sete, com 750 m². Ela poderá realizar cerca de 13.500 atendimentos por mês, um aumento de quase 60% se comparada à capacidade da UPA Sete de Setembro. Conta com 16 leitos adultos, 12 pediátricos e 6 de urgência.

Haverá mais consultórios médicos, sete no total, separando o atendimento de pediatria do atendimento adulto, com um fluxo específico. Para proporcionar um ambiente humanizado e agradável para atender às crianças, essa área conta com uma brinquedoteca, sala de preparação de mamadeiras e banheiro adaptado para as crianças.

A unidade tem espaços que a UPA Sete não possui, como as salas de curativo, de procedimentos de enfermagem, de medicação venosa, além da central de material esterilizado e do refeitório. A UPA Norte também tem climatização adequada nas áreas de atendimento aos pacientes e 10 banheiros com acessibilidade aos portadores de necessidades especiais trazendo mais conforto aos usuários.

COMPARATIVO ENTRE AS UPAS

Dados UPA Sete Upa Norte
Área construída 750 m² 1.800 m²
Leitos 23 36
Consultórios 5 7
Classificação de risco 1 3
Salas de medicação venosa Não tem 2 (adulto e pediatra)
Brinquedoteca Não tem 1
Sala de amamentação Não tem 1

Prefeitura prepara grande festa para abertura da unidade

A festa para entrega oficial da UPA Norte para a população será neste domingo, 9 de junho, das 9h às 14h, na rua Coronel Abílio Rodrigues Pereira,  697, bairro Bom Retiro, bem na porta da unidade de saúde.  Atrações culturais e de lazer serão oferecidas para a comunidade.

Confira a programação:

9h: Abertura

9h15: Apresentação da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo

9h40: Apresentação da equipe de Ginástica Rítmica do Projeto Viva o Esporte/Instituto Ramacrisna

10h: Cerimônia Oficial

10h45: Desenlace da fita e visita às instalações

11h30: Apresentação do Bloco Malagueta

12h30: Apresentação da cantora Brenda Souza

 

Durante todo o evento, teremos:

Rua de lazer com brincadeiras para as crianças

Sorteios de brindes.

Praça de alimentação.

Tenda educativa da Transbetim.

Corte de cabelo gratuito.

Serviços de saúde do Agita Betim e da Secretaria de Saúde.

Prefeitura cria alternativas de transporte para atender aos usuários da UPA Norte

Para facilitar o acesso dos usuários à UPA Norte, a Diretoria de Transportes e Trânsito da Ecos (Transbetim/Ecos) alterou o itinerário das Vans 30 e 40, que terão pontos de parada em frente à unidade. As duas linhas atendem a diversos bairros e passam pelo centro da cidade.

Desde o início de junho, as duas vans já estão circulando com o novo itinerário. Elas passam em frente à UPA, nos sentidos bairro e centro. Em dias úteis, a linha 30 terá horários com intervalos de 15min, e a linha 40, com intervalos 11min. A tarifa das duas linhas é de R$ 4,05.

Novos itinerários e horários das vans 30 e 40:

Linha 30 – Nossa Senhora de Fátima / Cidade Verde – Via Morada do Trevo

http://www.betim.mg.gov.br/ARQUIVOS_ANEXO/linha30-32019;07162104;20190604.pdf

Linha 40 – Jardim Perla / Residencial Lagoa

http://www.betim.mg.gov.br/ARQUIVOS_ANEXO/linha40-22019;07162104;20190604.pdf

Outras opções de transporte público também atendem à região da unidade, tendo pontos de parada em ruas no seu entorno. São elas: a van 20 e os ônibus 260A, 260B, 261 e 270.

Mais informações, dúvidas, reclamações ou sugestões, a Transbetim atende pelo telefone: 0800 283 5993. As informações sobre os itinerários e horários de ônibus e vans podem ser acessadas também pelo portal da prefeitura, através do link http://bit.ly/2MynD4i, menu Horários de Ônibus e Horários de Vans.

Linhas de ônibus e vans que atendem a UPA Norte:

Ponto de parada em frente à UPA Norte – vans 30 e 40

Pontos de parada no entorno da UPA – van 20 e ônibus 260A, 260B, 261 e 270

Prédio da UPA 7 se tornará um novo Centro de Referência em Reabilitação

Transporte entre UPA 7 e UPA Norte será gratuito