Alunos do Salão do Encontro promovem exposição artesanal

0
781

Mostra Construtores do Futuro vai reunir trabalhos feitos pelos estudantes da Escola Complementar

Sara Lira

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro os alunos da Escola Complementar do Salão do Encontro, por meio do Projeto “Semeando Cidadania e Saber”, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal, realizam a Mostra Construtores do Futuro. O evento será das 8h30 às 16h, na sede da instituição, e é aberto ao público.

A exposição vai reunir peças artesanais feitas pelos alunos ao longo de 2019, como itens de tear chileno, marcenaria de brinquedos, bordados, tecidos e materiais alternativos. Alguns dos produtos são almofadas, bonecas, trenzinhos de madeira, porta-chaves, artigos decorativos, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O artesanato é uma das atividades trabalhadas na Escola Complementar. Ele incentiva a criatividade, coordenação motora, concentração e trabalho em equipe. O trabalho ainda propõe resgate e valorização à cultura local, uma das prerrogativas do Salão do Encontro.

O programa da Escola Complementar também conta com o apoio da prefeitura de Betim e atende 288 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos das escolas municipais. Eles participam de atividades de contraturno como reforço escolar, artes manuais em tecelagem e bordados, construção de brinquedos pedagógicos em madeira, literatura, canto/ coral, inclusão digital, iniciação esportiva e palestras de formação cidadã.

Projeto “Semeando Cidadania e Saber”

O projeto dá suporte aos programas já ofertados pelo Salão do Encontro, tendo como premissa o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente e a formação cidadã dos atendidos.

Por meio do Semeando são beneficiadas a educação infantil e complementar, e são ofertados cursos de Tear Manual e construção de bonecos de tecido, contribuindo para a capacitação profissional dos atendidos. Além das ações em Betim, o projeto apoia os trabalhos de fortalecimento de vínculos desenvolvidos na unidade de acolhimento institucional em Vespasiano. O programa já beneficiou diretamente 1.761 pessoas, entre crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Salão do Encontro

O Salão do Encontro é uma instituição com 49 anos de história, referência na promoção de desenvolvimento social por meio da educação, capacitação profissional e assistência social. No total, 750 crianças e adolescentes de 4 meses a 14 anos recebem formação escolar gratuita e diferenciada por meio da Educação Infantil, Pré-Escola e Escola Complementar.

Para participar do Programa Escola Complementar, os pais devem comparecer pessoalmente à secretaria da instituição, que fica na Rua João da Silva Santos, 34, no bairro Santa Lúcia, em Betim. Mais informações pelo telefone (31) 3532-4911.

Mostra Construtores do Futuro

Quando: 10, 11 e 12 de dezembro

Horário: 8h30 às 16h

Onde: Sede do Salão do Encontro (rua João da Silva Santos, 34, Santa Lúcia, Betim)

Quanto: Entrada gratuita

Informações: (31) 3532-4911