Alunos da rede pública de Contagem ganharão notebook para estudar

0
1300

Salas serão equipadas com computadores e lousa
digital, e os estudantes do 6º ano receberão um notebook reversível que será
usado como caderno digital

A Prefeitura de Contagem lançou nessa terça-feira (29), o projeto EducaOnline. O objetivo é informatizar e modernizar tecnologicamente toda a rede municipal de ensino. A medida visa dinamizar o funcionamento das escolas e melhorar o aprendizado dos estudantes. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 106 anos da cidade.
 
Pelo menos 600 pessoas, entre estudantes, educadores e autoridades participaram do evento. O projeto EducaOnline vai viabilizar internet para toda comunidade escolar. O processo de licitação será iniciado neste ano. Serão disponibilizados 20 MB e conexão Wi-Fi para serem utilizados por professores e estudantes em período escolar durante a realização de oficinas e conteúdos na instituição de ensino. O investimento será de 3 milhões de reais. “O Educa Online se compõe por gestão na escola. O projeto da possibilidades na formação de cidadãos. Queremos alavancar também o processo de emprego e renda no município”, explica Joaquim Antônio Gonçalves, secretário Municipal de Educação.

No próximo ano, as salas estarão mais modernas, receberão lousas digitais com tecnologia interativa e dinâmica. A proposta tem por objetivo despertar o interesse do aluno, incentivando o uso de tecnologias e a sua participação nas aulas. Além disso, a Prefeitura de Contagem firmou uma parceria com a Microsoft, em uma ação inédita na rede pública. A partir de 2018, os estudantes e os professores receberão um notebook reversível que será usado como caderno digital. Todos os 5 mil estudantes do 6º ano e os 550 professores serão contemplados. Os investimentos em aparelhos serão de 15 milhões. “Que os nossos alunos saiam das salas de aula protagonistas na busca por um futuro justo e melhor. É somente na educação que mudaremos o mundo e será com esse investimento que vamos trazer o melhor para a nossa cidade”, destaca o prefeito, Alex de Freitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o evento, o gerente de Educação da Microsoft para a América Latina, Rogerio Boros, falou para os professores sobre a utilização do notebook reversível. A aula foi o ponta pé inicial para o uso em sala de aula. “Queremos transformar as escolas naquilo que o século 21 tem para nos mostrar com o uso das tecnologias. Queremos criar o estudante com um futuro empreendedor do mercado tecnológico”, salientou.

A Secretaria Municipal de Educação também prepara ferramentas para que os pais tenham acesso às informações das escolas em tempo real. Haverá sistemas que permitirão ao responsável pelo aluno consultar, pelo celular, a presença ou ausência dos filhos, além de verificar suas notas. “A educação é movida por esperança. Eu acredito que as novas tecnologias serão aliadas no processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, finaliza Liliane de Fátima Castilho, professora da Escola Municipal Hilton Rocha.

No próximo ano, o estudante ainda receberá um cartão magnético de identificação para acesso à escola, ao transporte e à merenda. Para a informatização e modernização do sistema serão investidos mais de 3,5 milhões.