Acordos internacionais com a China na pauta de Contagem

0
1048

Os laços econômicos para novas oportunidades de negócios entre Contagem e a China vêm sendo fortalecidos cada vez mais. Em decorrência da repercussão da missão à China, promovida em maio deste ano pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cidade recebeu uma delegação chinesa nesta segunda-feira (17).

Para dar as boas-vindas, os chineses foram recepcionados pelo prefeito Alex de Freitas e outras autoridades na entrada da prefeitura. As bandeiras do Brasil e da china foram hasteadas ao som do hino nacional de cada país, regido pela banda da Guarda Municipal. No gabinete trocaram presentes como protocolo e também como um gesto de agradecimento pela receptividade e cortesia entre as cidades.

No auditório foram apresentadas iniciativas do município na área de mobilidade urbana  com a expansão do metrô e terminal rodoviário metropolitano, de desenvolvimento econômico com o Centro de Inovação Tecnológico e o projeto do Memorial da Indústria, já a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) apresentou os projetos que desenvolve na cidade. A recepção da delegação contou com a presença de autoridades e instituições da cidade e do Governo do Estado no auditório da sede da Prefeitura de Contagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, hoje é um momento muito importante, pois confirma o quanto a parceria entre as cidades é positiva. “Em Jiaxing tivemos encontros muito produtivos onde pudemos tratar de ações efetivas para o fortalecimento bilateral de nossa cidade. Jiaxing é uma cidade de forte tradição e que também desempenha importante papel na China moderna. Reconhecemos que Jiaxing é uma cidade estratégica para o futuro do país asiático. Contagem também é uma cidade de forte tradição e que compo iniciativas e setores econômicos de ponta. Orientados por este forte princípio de fortalecimento comum temos mantido diálogo contínuo. Fomos recebidos por grandes corporações que demonstraram grande interesse em estabelecer negócios e parcerias com indústrias em Contagem” .

Potencial

Foi preparada uma agenda com a delegação para tratar de exportação, instalação de empresa chinesa de ponta, além de investimentos em infraestrutura. A visita também visa estreitar a relação entre Jiaxing e Contagem, cidades-irmãs desde 2013, em tratado firmado enquanto Alex de Freitas era secretário de Desenvolvimento Econômico, e é um passo importante para a continuidade dos planos para atração de investimentos e  cooperação técnica em áreas como planejamento urbano, meio ambiente, cultura, esportes e outras.

De acordo com o prefeito Alex de Freitas, Contagem tem grande potencial e vocação histórica, mas precisa se inspirar na eficiência, no compromisso com a educação e no empenho em melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Acreditamos em uma parceria entre as cidades porque os chineses já enxergam em Contagem um ambiente propício aos negócios. Gostaria de reforçar que as empresas chinesas terão todo apoio para se instalarem, além disso, saibam que serei um aliado permanente das empresas para conquistarem espaço em todo mercado brasileiro. Unirmos os bons profissionais de Jiaxing e de Contagem será muito importante para o desenvolvimento dos negócios” , ressaltou.

China

O governo de Jiaxing se propôs a promover uma semana de encontros com investidores, empresas e instituições chinesas de grande porte em novembro, para apresentar Contagem, seus projetos e as empresas do município interessadas em expandir mercado. A iniciativa inédita tem grande potencial para o desenvolvimento da cidade e apoio do governo de Jiaxing. O prefeito Alex de Freiras confirmou presença no evento e demonstrou a importância para a relação com Jiaxing.  Também foi acordado um intercâmbio inédito em que será enviado um profissional da equipe da prefeitura à cidade chinesa e também receberemos um profissional do governo de Jiaxing que terá a mesma missão em Contagem.

Wu Liang Liang, líder da delegação e vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular de Jiaxing, disse estar muito satisfeito com a amizade criada entre as cidades. “Nossa delegação é composta por seis integrantes e, apesar do pouco tempo no Brasil, percebemos um vínculo muito positivo. Somos cidades com uma grande distância, mas isso não vai atrapalhar a nossa aproximação como cidades irmãs. Queremos trazer investidores e também buscar iniciativas que façam o nosso país ter empreendimentos brasileiros” , destacou.
 
A missão China 2017 faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para atração de investimentos internacionais, dando continuidade à construção de projetos de cooperação entre as duas cidades, além de estabelecer maior relação na área econômica para busca e concretização de futuros investimentos e marcar a importante vocação internacional que Contagem possui.

A visita da delegação será encerrada nesta terça-feira (18) em encontro na Federação de Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). A delegação chinesa é formada por membros de Jiaxing e também da cidade da região de Zhejiang chamada Hayian.