Abertura da 2º Jornada da Diversidade LGBTQIA+ de Betim será em novo local

0
307
Divulgação

Devido às fortes chuvas que seguem no município, a abertura da 2ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+, marcada para hoje (1º), às 16h, será em um novo local. A programação foi transferida para o hall do Centro Administrativo Ady Rosa do Amaral (Prefeitura de Betim). Uma das novidades desta edição será a blitz de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que contará com orientações e distribuição de preservativos. A mobilização, que abre o cronograma da jornada, também será no hall do Centro Administrativo.

O evento, que contará com diversas atividades especiais até o dia 8 de dezembro, terá formações, roda de conversa e, também, a participação de várias personalidades representantes do movimento, com destaque para a vereadora Duda Salabert – primeira mulher trans a ser eleita vereadora na capital mineira.  A ação é da Prefeitura de Betim – por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda – em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (LGBTI).

A Jornada da Diversidade teve sua primeira edição em 2019 e contou com a presença da atriz Walkiria La Roche. Neste ano, as ações seguem abordando demandas importantes, mas abrangem, também, novos temas, como o lançamento do projeto de Formação e Empregabilidade – uma iniciativa da Seter que promove cursos de formação e disponibiliza vagas de emprego que incluam a comunidade.  Também não ficarão fora dos debates assuntos como direitos e conquistas, representatividade e identidade de gênero, desafios dos LGBTs na cultura, no esporte e na política, além da comemoração do Orgulho LGBTQIA+ e do Dia Internacional da Luta contra a Aids.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre as atividades de destaque da Jornada está a Roda de Conversa Quebrando o Tabu, que, neste ano, tem como tema “Representatividade Faz Diferença”. A presença especial desta edição é a vereadora Duda Salabert, que será a anfitriã do debate. A atividade é aberta ao público, que pode interagir diretamente na conversa.  
 
Convidados
Primeira mulher trans a ser eleita vereadora em Belo Horizonte, Duda Salabert Rosa é também professora de literatura, ambientalista e mãe. Ela recebeu mais de 37.000 votos, que fizeram de Duda a vereadora mais votada no pleito de 2020.

Gregory Rodrigues Roque de Souza é bacharel em teologia, graduado em História e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Planejamento Educacional e Políticas Públicas. É o atual coordenador de comunicação das alianças estadual e nacional LGBTQIA+.

Confira a programação
1º de dezembro, quarta-feira
16h – Blitz Educativa e abertura da Jornada da Diversidade LGBTQIA+
Participação: Wandera Jhones, Elektra, Leondete Ferraz e DJ Carlinhos .
Local: Hall do Centro Administrativo Ady Rosa do Amaral (Prefeitura de Betim).

6 de dezembro, segunda-feira
9h30 – Formação e empregabilidade da população LGBTQIA+, com programação especial durante todo o dia.
Local: Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda – rua Tito Pedrosa, 55, Angola.

8 de dezembro, quarta-feira
19h – Roda de conversa “Quebrando o Tabu: Representatividade Faz Diferença”.
Participação especial da vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert e do historiador e coordenador da Aliança LGBT Minas Gerais, Gregory Rodrigues.
Apresentação: Márcio Antunes, jornalista.
Cantora: Carol Rodrigues.
Local: auditório Ady Rosa de Freitas, Centro Administrativo João Paulo II – rua Pará de Minas, 640, Brasiléia.