11º Igarapé Bem Temperado começa no próximo dia 9

0
1025

Culinária e Cultura

. O Festival comemora 11 anos valorizando a culinária regional

Tendo como estrelas principais adoráveis senhoras com idade acima de 60 anos, reconhecidas como “Mestras da Culinária”, o Igarapé Bem Temperado, completando 11anos de história, chega mais uma vez com seu espetacular show de sabores e aromas, promovendo o melhor da cozinha caipira mineira. A festa acontece de 09 a 12 de Julho na
Praça Miguel Henriques da Silva, Igarapé, Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao lado das mestras, cozinheiras selecionadas por um concurso de receitas, representantes das novas gerações também mostram seus dotes culinários. Em 4 dias de festa, a principal praça da cidade se transforma em uma grande cozinha.

São aproximadamente 22 estandes preparando receitas da cozinha antiga de Minas, além dos tradicionais guisadinhos preparados com hortaliças não convencionais, colhidas nos quintais.

Durante o Festival o público encontra também: Doces, quitandas, quitutes, licores entre outras iguarias repletas de mineiridade. São comercializadas cerca de 20 mil porções entre comidas e quitutes.

O Festival atrai para Igarapé aproximadamente 26 mil pessoas, vindas de várias cidades mineiras e de outros Estados. Com o Festival as mestras cozinheiras passaram a ocupar posição de destaque como guardiãs do patrimônio culinário local. Ganharam além de oportunidade de renda extra o reconhecimento como pessoas importantes na construção da história e da cultura de sua comunidade.

Em sua 11ª edição o evento passa a contar com um espaço onde o público poderá experimentar releituras de receitas da cozinha das mestras. Ainda no mesmo espaço funcionará uma choperia. Para comandar essa cozinha temática teremos a participação do chef Renato Lobato.

Na tenda principal do Festival terá a apresentação/degustação de receita com o chef Edson Puiati, oficina de culinária para crianças com o Chef Eduardo Avelar e lançamento do livro A Geografia do Queijo Minas Artesanal, obra do geógrafo Marcos Mergarejo.

O Igarapé Bem Temperado tem idealização e produção de Carlos Oliveira Stan, patrocínio da Prefeitura de Igarapé e parceria Institucional do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba.

Programação

09 de julho (quinta-feira) – 18h às 23h

18h – Abertura com presença de autoridades locais e mestras da culinária.
18h30 – Exibição de vídeos -19h20 Mestra Maria Nunes, homenageada do ano,
acompanhada do chef convidado Edson Puiati, ensina uma de suas receitas em um bate papo bem temperado com o público.
21h30 – Apresentação musical.
23h – encerramento das atividades.

10 de Julho (sexta feira) – 18h às 23h
19h – Exibição de vídeos.
21h30 – Apresentação musical.
23h – encerramento das atividades.

11 de Julho (sábado) 10h às 23h30
11h – Oficina de culinária para crianças com o Chef Eduardo Avelar.
Avelar é graduado em Arquitetura pela UFMG, chef de Cuisine et Pâtisserie de Base, pelo instituto Le Cordon Bleu e Cuisine et Pâtisserie Superior no Curso Escoffier do Hotel Ritz
em Paris – Eduardo está entre os mais engajados defensores da gastronomia mineira. É
um dos criadores da ONG Conspiração Gastronômica. Atualmente tem se dedicado ao projeto Territórios Gastronômicos, que é veiculado no Jornal Hoje Em Dia e Rede Minas de Televisão.
15h30 – Entoação de mantras com representantes da comunidade Hare Krishna de Belo Horizonte.
21h30 – Apresentação musical.
23h30 – encerramento das atividades.

12 de JULHO (domingo) 09 às 18h30
12h – Palestra de lançamento do livro “A Geografia do Queijo Minas Artesanal”, obra do pesquisador Marcos Mergarejo Netto, doutor em geografia humana pela UNESP de Rio Claro.
14h – Workshop Degustação com o chef convidado Edson Puiati. Puiati é um dos mais importantes chefs de cozinha de Minas Gerais. Formou-se em Gestão de Segurança Alimentar pelo SENAC, instituição onde atuou como professor e coordenador na área da gastronomia e hotelaria por vários anos. Atualmente é colunista do Jornal Estado de Minas e coordenador do curso de Gastronomia da UNA em Belo Horizonte.
16h – Apresentação musical.
18h – Encerramento do 11º Igarapé Bem Temperado