Vigilância em Saúde intensifica fiscalização em açougues de Betim

0
1444

A partir da próxima segunda-feira (10), os fiscais sanitários da Secretaria Municipal de Saúde irão promover um mutirão para fiscalização dos açougues do município. A ação, organizada pela Vigilância em Saúde, será realizada durante todo o mês de abril, podendo ser estendido, e vai percorrer a área central e demais regiões do município. O objetivo é promover segurança à população e também conscientizar e educar proprietários e funcionários dos estabelecimentos.

Quem não estiver dentro das conformidades será notificado para se adequar e uma nova visita será agendada de acordo com o prazo estipulado pelo fiscal.  “Nosso objetivo é fazer uma ação educativa e preventiva, abordando as condições de armazenamento e comércio da carne. Pretendemos visitar cerca de dez açougues por dia” , explica a gerente sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Valdenice Gonçalves.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, o mutirão foi motivado pela operação “Carne Fraca” , da Polícia Federal. “Apesar da operação “˜Carne Fraca”™ focar na indústria da carne, vamos fazer nossa parte inspecionando os açougues. Após a operação, a população ficou temerosa em relação à qualidade da carne. Por isso vamos percorrer os açougues para assegurar que as condições dos estabelecimentos estão corretas” , afirma o diretor. “O trabalho dos nossos fiscais é de extrema importância para a saúde da nossa cidade. As demandas levantadas durante o mutirão vão resultar em uma capacitação para funcionários e proprietários de açougues. Nessa capacitação poderemos abordar, por exemplo, sobre a temperatura correta para o armazenamento da carne, prazos de validade, dentre outros temas importantes” , ressalta

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE