Via Expressa terá nova trincheira que facilitará deslocamento para BH

0
1149

Mais um gargalo no trânsito será eliminado em Contagem com a construção de uma trincheira na Via Expressa, no Bernardo Monteiro. Projetada há mais de 20 anos, a obra vai facilitar o acesso ao bairro, dando mais fluidez ao tráfego e segurança a motoristas e passageiros. Faz parte da Via das Indústrias de Betim, que terá 20 quilômetros de extensão e vai interligar os vetores Sul e Norte da cidade vizinha.

O investimento de R$ 250 milhões será da iniciativa privada, por meio de parceria com a Prefeitura de Betim. A Via das Indústrias ligará a BR-381 (Fernão Dias), na altura da Refinaria Gabriel Passos (Regap), à Via Expressa. A Prefeitura de Contagem também é parceira e vai viabilizar a aprovação e acompanhar a construção da trincheira no Bernardo Monteiro.

O veículo que sair do Bernardo Monteiro poderá seguir diretamente pela Via Expressa, no sentido Belo Horizonte. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), são 36.400 automóveis por dia neste trajeto. Atualmente, quem quer se deslocar para a capital precisa pegar a movimentada rodovia, no sentido Betim, para fazer o retorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da trincheira, será construído um trecho de avenida secundária ligando o bairro Riacho III à Via das Indústrias de Betim, passando pelo Centro Industrial de Contagem (Cinco). O presidente da Transcon, Gustavo Gomes Peixoto, ressalta que além dos carros pequenos será facilitado o deslocamento de caminhões que saem das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (Ceasa) e vêm de outros cantos do país, como São Paulo, rumo à BR-381.

Complexo viário formado por viadutos e trincheiras, a Via das Indústrias faz parte da Operação Urbana Consorciada da Bacia do Córrego do Pintado, lançada na última quarta-feira (21) pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PHS). O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), participou da solenidade. “Trata-se de uma reivindicação histórica, que vai melhorar a mobilidade de todos que moram na região do Bernardo Monteiro” , destacou.