
A Prefeitura de Brumadinho, por meio da Defesa Civil Municipal, mantém ações permanentes de monitoramento, prevenção e gestão de riscos em áreas consideradas sensíveis do município. O trabalho envolve vistorias técnicas, planejamento preventivo e orientação à população, com o objetivo de garantir segurança e reduzir riscos, especialmente durante o período chuvoso.
De acordo com a secretária de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, Rosely Baeta, as ações têm como foco orientar os moradores sobre cuidados essenciais em situações de chuvas intensas, como a atenção a sinais de risco — trincas em paredes e no solo, por exemplo —, além de evitar áreas com histórico de alagamento. Em caso de qualquer situação de perigo, a recomendação é buscar um local seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Como medida preventiva e de conscientização, a Defesa Civil enviou, nesta sexta-feira (23), por volta das 14h, um alerta geológico diretamente aos celulares dos moradores. O órgão também segue monitorando de forma contínua o nível do Rio Paraopeba. Em função da elevação do volume de água, o município entrou em nível Laranja de alerta. O último registro foi feito às 11h26 desta sexta-feira (23).
As equipes permanecem em atenção máxima, acompanhando a situação em tempo real e prontas para adotar novas medidas preventivas, se necessário. A prefeitura informou que seguirá divulgando boletins diários sobre as condições do rio por meio de seus canais oficiais.
O alerta local ocorre em um contexto mais amplo, já que Minas Gerais está sob aviso de “perigo” para chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, conforme comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta abrange 664 municípios do estado, incluindo Brumadinho.
Na noite desta sexta-feira (23), por volta das 21h30, o prefeito Gabriel Parreiras informou, por meio de vídeo, que a Via Conquistinha foi temporariamente interditada devido ao risco de desmoronamento. A medida é preventiva e visa garantir a segurança da população.
Segundo o prefeito, equipes técnicas da prefeitura estão no local acompanhando a situação e adotando as providências necessárias. Uma nova avaliação será realizada na manhã deste sábado (24), com possibilidade de liberação da via, caso as condições permitam. Até nova atualização, a orientação é para que a população evite o trecho.




