A Unimed-BH promove, há dois anos, campanha permanente direcionada às suas clientes para detecção precoce do câncer de mama. Ciente da importância de identificar a doença no estágio inicial, as ações são voltadas a incentivar as mulheres a realizarem periodicamente a mamografia. Neste mês, a campanha se intensifica. Durante o mês de outubro, a Unimed-BH estará presente, simultaneamente, em cinco praças de Belo Horizonte e região, repassando orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e promovendo aulas de alongamento.
Â
Com início no dia 5 de outubro, as intervenções nas praças ocorrem durante os quatro domingos do mês, sempre das 8h às 11h, na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, Praça da Saúde, no Grajaú, Praça JK, no Sion, Praça da Glória, em Contagem, e Praça Milton Campos, em Betim. A população, além de receber orientações com profissionais de saúde sobre detecção do câncer de mama, poderá se exercitar em aulões de alongamento com profissional de educação física. Materiais informativos e botons serão entregues aos participantes, que poderão também aprender a fazer o autoexame com a “Mama Amiga” , auxiliados por médicos.
Â
Para o gestor de Epidemiologia de Serviços de Saúde da Unimed-BH, Fernando Biscione, o objetivo da ação é disseminar informação a um maior número possível de pessoas, contribuindo para que elas se cuidem mais e vivam cada vez melhor. “Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama. Portanto, uma de nossas prioridades é alertar sobre a importância da detecção precoce da doença e da regularidade da mamografia” , completa.
Â
Campanha de marketing
Além das ações presenciais, a Campanha de Incentivo à Mamografia será veiculada em diversos meios de comunicação. Com o mote “Fazer a mamografia também é um jeito de cuidar da sua saúde” , as peças serão divulgadas, entre 2 de outubro e 15 de novembro, em TV, rádio, jornal, revista, outdoor e web, com o intuito de fazer com que a população se conscientize sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Cartazes, banners e e-mails marketings serão também distribuídos em empresas e clínicas de imagem. Internautas poderão visitar o site www.unimedbhonline.com, no qual é possível conferir informações sobre o câncer de mama, sintomas e fatores de risco, aprender a fazer o autoexame, seguindo o passo a passo, e ainda se informar sobre os mitos e formas de tratamento da doença. É possível saber ainda onde fazer o exame e conferir a programação completa da ação nas praças.
Â
Benefício às clientes
Para estimular a realização do exame, a Cooperativa isenta do pagamento de coparticipação as clientes de planos coparticipativos com idades entre 50 e 69 anos. Além de enviar a guia com o pedido de exame para a casa das cooperadas e colaboradoras, a Unimed-BH entra em contato com as clientes elegíveis, entre 50 e 69 anos, agenda o exame e repassa, por telefone, a senha de autorização. No último ano, mais de 40 mil ligações foram realizadas. A conscientização sobre a importância da mamografia abordada nas ligações e as indicações de exame realizadas pelos médicos cooperados alcançaram um resultado de 66 mil exames realizados, o que representa 62,58% do total de mulheres elegíveis.