Suspeitas de Febre Amarela em Betim são descartadas

0
1042

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) deram negativos para os dois pacientes residentes no município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, as suspeitas de febre amarela foram descartadas e não há nenhum outro caso em investigação no município. Um homem de 49 morreu em janeiro, e outro, de 69, está internado no hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

Casos de Febre Amarela em residentes de Betim
Notificados Descartados Em investigação Confirmados Óbitos
2017 4 4 0 0 0
2018 2 2 0 0 0

Fonte: Fonte: SINAN/SE/SVS/SMS BETIM. Dados atualizados até 06 de fevereiro. Sujeitos a alteração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar não ter nenhum caso confirmado, Vigilância Epidemiológica continua monitorando a situação  do município e a Prefeitura mantém a intensificação das ações de vacinação e prevenção contra a febre amarela em Betim.

A cobertura vacinal no município está em torno de 83% e a meta é atingir, no mínimo, 95%. Em 2017, foram vacinadas 95.804 pessoas e, de janeiro até hoje, 6, já foram aplicadas mais de 16 mil doses.

As 25 UBS do município, que possuem sala de vacina, continuam com a vacinação no horário normal de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. E também está sendo realizada a vacinação de casa em casa, na zona rural do município.

Postos volantes também estão sendo montados em diferentes pontos da cidade. Nesta terça-feira, 6,  um posto de vacinação atendeu os policiais no 33º Batalhão da Polícia Militar. Organizações privadas que queiram vacinar seus colaboradores podem enviar um ofício para a Vigilância à Saúde requisitando um posto volante.

Combate ao Aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela e das outras arboviroses (dengue, zika, chicungunya), está sendo reforçado nas áreas identificadas com maior presença de larvas e mosquitos. O trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) foi intensificado e está recebendo o auxilio de um drone, veículo aéreo não tripulado, que está sendo utilizado acessar imóveis fechados e lugares de difícil acesso.

A Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS) está intensificando a limpeza das áreas públicas, com serviços de capina e roçada. O cronograma foi direcionado de acordo com o detalhamento das áreas pesquisadas no LIRAa, que indica os pontos mais críticos na cidade.

A Secretaria de Saúde promoveu a atualização de médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e de Urgência e Emergência, no último dia para o atendimento em casos das doenças. E, em parceria com a Secretaria de Educação, irá retomar, após o Carnaval, o projeto Soldadinhos da Saúde, de conscientização dos estudantes como forma de torná-los multiplicadores das ações de prevenção em suas casas.