
A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a substituição das sirenes tradicionais utilizadas nas unidades de ensino para marcar os horários de entrada, intervalos e saída por músicas suaves.
A mudança já está em funcionamento nas escolas municipais Altidório Amaral, no bairro Tupanuara, e José Antônio Júnior, no bairro Tereza Cristina. Segundo a prefeitura, a implantação será feita de forma gradativa em toda a rede municipal.
A medida busca garantir a inclusão e o bem-estar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A substituição reduz incômodos sensoriais e previne crises de pânico, uma vez que o som das sirenes pode provocar desconforto em crianças com hipersensibilidade auditiva.
De acordo com a prefeitura, “a iniciativa faz parte das ações de Educação Inclusiva e busca tornar o ambiente escolar mais tranquilo, inclusivo e adequado para todos os estudantes, especialmente aqueles com sensibilidade auditiva, como alunos com TEA”.



