
O prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, informou neste domingo (28) que a prefeitura protocolou uma petição na Justiça solicitando que a Fundação Getulio Vargas (FGV) seja obrigada a efetuar, no prazo de até 48 horas, o pagamento do Novo Auxílio Emergencial aos beneficiários que ainda não receberam o repasse referente ao mês de dezembro.
Segundo o prefeito, o município tem sido procurado por centenas de moradores que relataram não ter recebido o benefício. Em vídeo publicado nas redes sociais, Parreiras afirmou que o pedido apresentado ao Judiciário também requer a aplicação de multa diária de R$ 100 mil caso a fundação não realize os pagamentos de forma integral dentro do prazo solicitado.
O pagamento da maior parte dos beneficiários foi realizado no dia 17 de dezembro. Contudo, diversas pessoas informaram que não receberam o valor na data prevista. Após as reclamações, a FGV divulgou nota informando que faria uma nova tentativa de depósito junto aos bancos no dia 23 de dezembro. Mesmo assim, até este domingo (28), centenas — ou até milhares — de beneficiários ainda relatam não ter recebido o auxílio.
A reportagem solicitou esclarecimentos à assessoria de imprensa da FGV sobre o problema que pode ter ocasionado a falha nas transferências. A instituição, porém, preferiu não responder à demanda.
O último comunicado publicado no site oficial da fundação, no dia 22 de dezembro, informa apenas que os pagamentos mensais do benefício passarão a ser realizados sempre no quinto dia útil de cada mês.
Beneficiários também reclamam do encerramento do atendimento presencial nos pontos físicos e da dificuldade para contato com o Call Center, que, segundo relatos, não estaria atendendo às ligações.
Veja o vídeo!




