Orquestra Sinfônica de Betim abre inscrições para seleção de músicos

0
1119

Até dia 31 de janeiro estão abertas as inscrições para o processo de seleção de músicos para preenchimento de vagas da Orquestra Sinfônica de Betim em 2017. São oferecidas 74 vagas para instrumentistas e 3 vagas de apoio (inspetor, montador e arquivista). Além do aprendizado técnico e artístico, o projeto da Sociedade Artística Brasileira estimula a profissionalização na música por meio de uma bolsa de estudos de incentivo que varia entre R$ 440,00 e R$ 1.000,00, além de seguro de vida. O edital está disponível em www.sabra.org.br/site/editais. Este projeto foi viabilizado pelo Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 4.500 médicos cooperados e colaboradores da Cooperativa.

O grupo foi criado em 2014, como Orquestra de Câmara de Betim. A iniciativa de constituição foi uma proposta para a superação das dificuldades encontradas na região de Betim para a formação de conjuntos musicais estáveis e duradouros. Além de permitir o acesso a um bem cultural que se encontra fora do alcance da maior parte da população, o projeto proporcionou o aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos, criando perspectivas de profissionalização e geração de renda.

Talentos foram revelados, o grupo cresceu e se transformou na Orquestra Sinfônica de Betim. Em 2015, contava com 56 integrantes. Violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tuba, tímpanos e instrumentos de percussão são os sons que podem ser ouvidos nos ensaios do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Davi Sassaki, de apenas 16 anos, toca violino. Integrante do grupo desde seu início, Davi fala sobre a importância de dar continuidade aos estudos. “Hoje a música é tudo pra mim. Estudei muito para ser selecionado para mais um ano do projeto e quero me aprofundar cada vez mais, fazendo inclusive faculdade de música”, revela. Com mais experiência na bagagem, Helisson Fiebig, 27 anos, também se mostra animado para aprender ainda mais sobre o oboé com os colegas da Orquestra Sinfônica de Betim. “Tenho certeza de que o contato com professores de instituições renomadas e a troca de experiências com alunos novatos e veteranos enriquecerão e muito o meu aprendizado”, completa.

Para a gestora do Instituto Unimed-BH, Cíntia Campos, a continuidade e o crescimento das ações confirmam que o objetivo de formar conjuntos musicais estáveis e duradouros está sendo alcançado. “O projeto permite o acesso à cultura e o desenvolvimento de novos talentos. Após completarem o ciclo no grupo, os jovens da Orquestra Sinfônica de Betim estarão aptos a participar de concursos e ingressar em orquestras profissionais”, afirma. Os encontros ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 17h, no Tattersal do Parque de Exposições de Betim. Nos quatro primeiros dias da semana, ocorrem os ensaios individualizados, com os instrumentistas agrupados por naipes. Os orientadores são profissionais conceituados, atuantes em instituições como o CEFAR, Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, e em orquestras profissionais como a Filarmônica de MG e a Sinfônica de MG. Já às sextas-feiras, os alunos se reúnem para os ensaios gerais.

A Orquestra Sinfônica de Betim faz parte do projeto “Plano Anual SABRA 2017”, parceria entre a Sociedade Artística Brasileira, a Secretaria Municipal de Educação de Betim e a Fundação Artístico-Cultural de Betim – FUNARBE e patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 4.500 médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O resultado das ações do projeto se materializa nos Concertos Didáticos realizados pela Orquestra Sinfônica de Betim e Encontros de Corais Infantis da rede pública municipal. Por meio de audições programadas, os alunos aprendem a configuração de cada naipe e da orquestra como um todo e tem acesso a um repertório musical que não é apresentado pela mídia.

Em 2016 a Orquestra Sinfônica de Betim manteve suas atividades de ensaios, concertos didáticos no Tattersal e em Escolas Públicas Municipais e concertos na Casa de Cultura de Betim e em shoppings de Betim. A novidade é o fato de ter sido convidada para uma série mensal de concertos no prestigiado Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizontem para um concerto especial no Palácio das Artes em outubro e dois concertos no Minascentro.

A Sociedade Artística Brasileira – SABRA vem desenvolvendo ações sociais e culturais em Betim desde 2013, quando teve início sua parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No primeiro ano foi realizado um curso gratuito de Regência Coral voltado para professoras da Rede Municipal de Educação de Betim. Este curso veio ao encontro da necessidade de formação, qualificação e especialização de professores de música, capacitando-os para atuar com qualidade e eficiência na prática em sala de aula. Além da Técnica de Regência, foi abordada a didática musical aplicada no aperfeiçoamento dos alunos, nos aspectos da técnica vocal e leitura musical. A iniciativa, que contou com a participação de 77 professoras, proporcionou apoio, estímulo e desenvolveu ações para fortalecer o intercâmbio cultural e promover a troca de experiências, valorizando a diversidade cultural e artística e incentivando novos talentos. Em 2014 foram organizadas duas turmas – uma de iniciação e outra de aperfeiçoamento, que contaram com um total de 119 professoras participantes.

Instituto Unimed-BH – Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

Orquestra Sinfônica de Betim – Seleção de músicos para 2017

Edital: www.sabra.org.br/site/editais

Data: até 31 de janeiro