Obra de acesso da Via das Indústrias será inaugurada

0
1301

Vão ser entregues cerca de 20% da obra que possibilitará acesso das empresas à BR-381

A obra, em sua totalidade, será responsável por interligar a Via Expressa e a BR-381

Na próxima segunda-feira, dia 18, às 10h, a Prefeitura de Betim inaugura o primeiro trecho da construção da Via das Indústrias. A primeira fase da obra foi concluída e permitirá que os novos empreendimentos tenham acesso fácil à rodovia Fernão Dias, a  BR-381. A Operação Urbana Consorciada da Bacia do Córrego do Pintado é uma Parceria Público Privada (PPP), realizada em parceria com a empresa Gtop, entre outras, e conta, em seu total, com aproximadamente 20 km de vias.

A obra recebeu o licenciamento ambiental classe 5, expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O empreendimento possui uma das maiores infraestruturas viárias que poderão ser utilizadas pela população de Betim. Além da melhoria no trânsito, haverá benefícios ligados à geração de empregos, considerando que a região poderá abrigar novas empresas, o que irá gerar novos postos de trabalho na cidade. Além disso, haverá também a melhoria no trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Diretor de Políticas Urbanas, Virgílio Nogueira Rezende, explicou que o trecho concluído refere-se ao acesso das primeiras indústrias implantadas no local. A obra, em sua totalidade, será responsável por interligar a Via Expressa e a BR-381, grandes vias de circulação.  Futuramente, a obra chegará a fazer divisa com Ibirité, dando oportunidade de rotas, não só para as empresas, mas para os moradores de toda a região.

Mais benefícios

Faz parte da contrapartida para a liberação das obras da Via das Indústrias, a construção de três creches que irão suprir grande parte da demanda de vagas para alunos da educação infantil. As crianças dos bairros Citrolândia, Vila Cristina e Betim Industrial poderão usufruir dos Centros Infantis Municipais (CIM), que terão capacidade de atender 400 alunos cada. Serão abertas, ao todo, 1.200 vagas, cerca de 50% da demanda do município.

Além da via municipal com 8 km de extensão, a obra compreende, ainda, três viadutos com extensão total de aproximadamente 233 metros, seis trincheiras com 149 metros de extensão, 1.500m² de obras de contenção, cerca de 1.170 metros de bueiro tubular de concreto, aproximadamente 940 metros de bueiro celular, 1.200 metros de canalização, uma bacia de detenção e integração dos bairros Riacho III, Jardim Piemonte, Renascer e Amazonas.