O IFMG abre seleção para cursos técnicos e superiores

0
1250

Em Betim são oferecidas, no total, 100 vagas nos cursos superiores e 250 vagas nos cursos técnicos.

Estão abertas, desde o dia 1º de novembro, as inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2015/1 do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Ao todo, são mais de quatro mil vagas, sendo 2.641 para cursos técnicos e 1.450 para superiores (bacharelado, tecnologia e licenciatura). As ofertas são para os câmpus Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista, além dos câmpus avançados em Conselheiro Lafaiete (nova unidade), Itabirito (nova unidade), Piumhi e Ponte Nova.

As inscrições devem ser feitas pela internet, até 7 de dezembro, mediante taxa de R$ 50,00 para candidatos a cursos técnicos e de R$ 70,00 para os de nível superior. Candidatos que, cumulativamente, comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tiverem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, têm a oportunidade de solicitar isenção da taxa de inscrição, até 14 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As provas serão realizadas no dia 21 de dezembro, nas cidades de Bambuí, Betim, Capelinha, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Itamarandiba, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista e distrito de Cachoeira do Campo. Para os cursos técnicos, no período da tarde, e para os superiores, das 8h às 12h30.

Sisu x Vestibular
 ““ Candidatos podem disputar as vagas nos cursos superiores do IFMG de duas maneiras: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2015/1 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores, enquanto as demais ficam vinculadas ao Sisu, que utilizará as notas do Enem 2014, conforme edital.

Cotas
 ““ Em atendimento à Lei de Cotas, o IFMG reserva 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor.
Os editais com informações completas e o link para inscrições estão disponíveis no site do IFMG: www.ifmg.edu.brAnexa, relação de cursos por cidade.     
         
O IFMG – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais é uma autarquia formada pela incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Cefets de Ouro Preto e Bambuí, das Uneds de Formiga e Congonhas, aos quais foram incorporados novos câmpus, criados recentemente. Ao todo, são 15 unidades, localizadas em regiões estratégicas do estado, vinculadas a uma reitoria, com sede em Belo Horizonte. São disponibilizados mais de 60 cursos, divididos entre as modalidades de Formação Inicial e Continuada, Ensino Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação. Hoje, o IFMG possui aproximadamente 7,5 mil alunos matriculados.

Campus Betim

O Câmpus Betim está localizado à Rua Karen Lessa Rodrigues (Antiga rua Elba), nº 50 – Bairro Arquipélago Verde. Os telefones de contato são (31)3597-6360 e (31)3597-6376.