Metrô terá mais vagões e ampliação de horário em setembro

0
1493

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
divulgou nesta segunda-feira que trens vão circular até a meia-noite

Quando a atual gestão da Prefeitura de Contagem assumiu a administração da cidade, foi pleiteado junto a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) a duplicação da composição de trens e a ampliação do horário até meia-noite. Nesta segunda (4) a CBTU anunciou que volta a operar com trens acoplados e que também vai fazer a ampliação experimental do horário de atendimento do metrô até a meia-noite, entre os dias 4 e 30 de setembro. A iniciativa tem o intuito de ampliar a oferta de lugares do metrô e impulsionar a capacidade de transporte da operadora nos horários de pico. O objetivo principal é oferecer mais conforto, rapidez e economia aos mais de 60 milhões de pessoas que utilizam o metrô anualmente.

O superintendente da CBTU, Miguel Marques, lembra que a primeira experiência com trens acoplados foi em 2014, com os carros antigos, e que só agora foi liberada a verba para fazer os ajustes que permitem que os trens sejam estendidos e operem com segurança. “Para garantir segurança ao usuário e também para o condutor, modernizamos o sistema de circuito fechado de televisão que permite enviar imagens da plataforma as cabines de condução. O governo federal liberou cerca de 800 mil reais para investirmos e voltarmos a operar com os trens acoplados. Com isso nós dobramos a capacidade de transporte no horário de pico” salienta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As composições com oito carros, quatro a mais que o convencional, circulam de segunda a sexta-feira, sempre das 6h às 9h e das 17h às 19h30.

Horário ampliado

Durante a fase de testes, a empresa vai fazer estudos experimentais que permitirão avaliar aspectos como: demanda, custos adicionais, intervalos entre viagens, segurança operacional, adequações necessárias nas rotinas de manutenção e operação, entre outras medidas.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, afirma que as duas medidas têm um impacto positivo na cidade, ” é uma excelente notícia para os contagenses e para todos os usuários da Região Metropolitana de Belo Horizonte, comemoramos e esperamos que à população seja bem atendida.  Com a ampliação dos trens e do horário, acredito que parte dos cidadãos que utilizam ônibus e até mesmo o carro vão optar pelo metrô por ser um meio de transporte rápido e seguro” , ressalta.