Kits com conversores digitais serão distribuídos a partir do dia 14

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Famílias ativas no Cadastro Único ganharão kits em Betim a partir de 14 de agosto

O sinal digital de TV será ativado em Betim a partir de novembro, de acordo com o cronograma definido pela Anatel e pelo governo federal. Com isso, terá início o desligamento do sinal analógico na cidade e em outros 38 municípios mineiros. Com a mudança, a programação da TV aberta terá mais qualidade de imagem e som e será transmitida somente por meio do sinal digital gratuito. O governo federal pretende que, pelo menos, 92% da população tenha acesso ao sinal de TV digital até 2018.

Em Betim, a partir do dia 14 de agosto, começará o fornecimento de kits com conversores digitais para a população de baixa renda da cidade. A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de televisão no Brasil, fornecerá gratuitamente os kits, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).  O kit conta com antena e conversor, e será enviado pelos Correios para os beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

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Para solicitar o kit, as famílias devem estar devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e, posteriormente, devem preencher a solicitação no site www.sejadigital.com.br/kit. Para quem deseja mais informações, também pode ligar gratuitamente para o número 147, com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Fabiane Quintela, o município está preparado para a implementação do programa da Seja Digital. “Nós nos organizamos para atender a população de Betim por meio dos Cras, do Bolsa Família e demais equipamentos que compõem a estrutura da Semas. A equipe foi devidamente treinada e está apta para, juntamente com o apoio dos profissionais da Seja Digital, atender ao objetivo de abranger todas famílias com o sinal digital de televisão” , explica Fabiane.

Como realizar o Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) é realizado na sede do programa Bolsa Família, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para facilitar o acesso das pessoas interessadas em receber o kit para o sinal digital, o pessoal de apoio vai ajudar no cadastro feito nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) da Região Norte, Vianópolis e Icaivera, além de equipes itinerantes que farão o atendimento pelos Cras Citrolândia, Teresópolis e Petrovale.

Para se inscrever no Cadastro Único, deve-se ter, pelo menos, 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.  É necessário levar o CPF ou o Título de Eleitor e pelo menos um documento de identificação de todas as pessoas da família que moram na residência. Não é necessário apresentar cópia (xerox) do documento.

Além de ser uma exigência para a solicitação dos kits de conversores para sinal de TV digital, o CadÚnico é obrigatório para beneficiários do programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Minha Casa Minha Vida, entre outros, e também dos ofertados pelos governos estaduais e municipais, como o Cartão Cesta Básica de Betim. Devem estar cadastradas no CadÚnico:
– famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
– famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
– famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais;
– pessoas que vivem em situação de rua “” sozinhas ou com a família.
 
Bolsa Família
Local: rua São Pedro, 63, Centro, Betim.
Funcionamento: de 08h e 17h, de segunda a sexta-feira.
Telefone: 3532-1699
 
Seja Digital: www.sejadigital.com.br/kit.
Telefone: 147