Jogos Estudantis de Betim (JEB) começam no dia 10 de setembro

    0
    902

    Mais de 50 mil pessoas devem prestigiar o evento

    A Prefeitura de Betim vai realizar XXVII edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB), a partir do dia 10 de setembro, com início às 8h. As primeiras competições serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, e nas quadras do Complexo Esportivo do Horto. Os jogos ocorrem sempre as quartas, quintas e sextas-feiras, durante os meses de setembro e outubro.

    De acordo com a coordenadora de Esportes Especializados, Andrea Avelar, a expectativa é reunir, nesta edição, cerca de seis mil alunos/atletas de 47 escolas municipais, estaduais, especiais e particulares. “O evento vai contar com o apoio de 240 profissionais de educação física. Esperamos receber um público estimado de 50 mil pessoas durante as competições. Além das disputas que serão realizadas na área central da cidade, o atletismo será realizado no Complexo Esportivo do Teresópolis” , conta.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Ainda segundo a coordenadora, o JEB vai contar com 307 jogos. As modalidades são dividas em individuais e coletivas ““ o atletismo e o xadrez vão compor as modalidades individuais, já o basquete, o futsal, o handebol e o voleibol vão integrar as coletivas.

    O evento é promovido pela Prefeitura de Betim, por meio das secretarias de Esportes e de Educação, com o apoio das secretarias de Comunicação, de Saúde e de Administração, além da Superintendência de Segurança Pública, da Transbetim e da Polícia Militar.

    JEB completa 27 anos

    Os Jogos Estudantis de Betim destacam-se pela tradição histórica de integração das famílias e estudantes do município. A competição entre as escolas começou na década de 1960, quando as disputas eram chamadas de “maratonas” e ocorriam nas ruas da cidade, entre o antigo Colégio Comercial (atual Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo) e a Escola Estadual Amélia Santana Barbosa.

    No período de 1966 a 1970, os jogos de quadra eram disputados no Sesi, no mês de setembro, quando os alunos já haviam treinado durante todo o ano. Em 1972, a competição foi totalmente reestruturada e passou a ser oficialmente conhecida como Jogos Estaduais de Betim (JEB), tendo incorporado as modalidades de atletismo e handebol. Já em 1987, foi iniciada a nova versão dos jogos, nos padrões que permanecem até hoje.