Pouco
mais de seis meses de governo Prefeitura de São Joaquim de Bicas libera balanço
da educação e classifica as melhorias realizadas pela atual gestão
A primeira medida tomada pela atual gestão foi valorizar o servidor público e garantir que seus salários fossem pagos em dia; no último dia de cada mês. Para os servidores da educação os salários pagos em dia fortalecem a classe e evitam paralisações, o que prejudica a aprendizagem dos alunos.
Sobre aprendizagem, jovens e crianças necessitam de boa alimentação para garantir que sua saúde física e mental sejam preservadas. E foi pensando nisso que a merenda nas escolas municipais tiveram sua qualidade melhorada. Os alunos contam com diversidade no cardápio e que agora também com uma vasta variedade de frutas. Para que tal iniciativa desse certo, as auxiliares de cozinha, as famosas merendeiras, receberam cursos de qualificação para garantir que nas escolas sejam servidos alimentos saudáveis.
Além das auxiliares de cozinha, também receberam capacitação neste primeiro semestre professores, pedagogos, monitores e estagiários. Desse modo novas metodologias de ensino são aplicadas nas salas de aula. Além de aulas mais interativas, os estudantes também contam com oficinas de leitura, a fim de aflorar a imaginação e expandir o vocabulário. Buscando incentivar o acesso à cultura entre os jovens em agosto deste ano será inaugurado o Educarte, que funcionará como um polo para desenvolvimento artístico, com aulas de dança, artesanato, canto e de de instrumentos. O espaço também contará com aulas de informática, para que jovens e crianças da cidade tenham acesso livre à tecnologia.
Para garantir a saúde bucal dos jovens e crianças, os alunos das escolas municipais passaram a ser acompanhados por dentistas nas escolas que realizam ações preventivas. Dessa forma reduzirá drasticamente o número de crianças que sofrem com problemas dentários no município.
Visando o bem estar do indivíduo como um todo, os estudantes ainda possuem acompanhamento com psicólogos, fonoaudiólogos e neuropediatra. Vale lembrar que todas as escolas municipais possuem monitores para auxiliar alunos com deficiência. Além disso, foi criado um Núcleo de Estudo Pedagógico Integrado (NEPI) para atendimento às crianças com deficiência do município.
Sobre estrutura, as escolas de São Joaquim de Bicas estão sendo reformadas, para garantir um local agradável para os estudos. O GovernoFederal (FNDE) efetua repasses semestrais que variam de R$ 1.380 a R$ 12.670 para as escolas garantirem a compra de materiais de consumo como folhas e xerox. E também de materiais permanentes, como mesas e cadeiras.
Por fim, para garantir a segurança dos alunos, o transporte escolar teve sua frota aumentada e melhorada. Vale ainda ressaltar que a cada seis meses os veículos passam por inspeção.
Boatos
No começo do mês de julho, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas recebeu a denúncia de pais de alunos dizendo que algumas escolas municipais não possuíam merenda suficiente para todos os estudantes e os alunos teriam que ajudar na merenda levando arroz, feijão e até carne para a escola.
A Prefeitura Municipal de São Joaquim de Bicas esclarece que nenhuma escola municipal necessita da doação de alimentos. Garantir alimentos variados e de qualidade é dever de nossa gestão que acredita que o futuro só poderá ser melhor se nossos jovens e crianças forem tratados dignamente e que tenham preservados seus direitos de ter ensino de qualidade, acesso a cultura, lazer, tecnologias, saúde e alimentação adequada.
Com a Palavra a Secretária de Educação Eunice Maia
“Caso seu filho tenha recebido algum bilhete solicitando alimentos para serem entregues nas escolas peço que entre em contato com a secretaria de educação para a apuração da irregularidade pelo telefone 3534-9000.”