Festa do Reinado Nossa Senhora do Rosário começa na quinta, 17

0
1456

A tradicional festa cristã irá receber diversas comunidades de Betim para celebrações na Igreja Nossa Senhora do Rosário, entre 17 a 27 deste mês. 
 
A Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), promove a tradicional Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, entre os dias 17 a 27 de agosto. A celebração é marcada pelo espetáculo de cores, música e resgate cultural, inspirada no Congado, manifestação cultural e religiosa de influência africana comemorada em algumas regiões do Brasil.
 
Para marcar o anúncio da festa, a Irmandade do Rosário realizou, no último dia 29 de julho, o tradicional hasteamento da Bandeira de Aviso. Essa é uma tradição, realizada 30 dias antes da data de comemoração das festividades, e ocorre historicamente no último domingo de agosto que, neste ano, será no dia 27.
 
A Bandeira de Aviso é hasteada num ritual de sons, cores e preces. Os capitães e guardas da Irmandade fazem reverências à bandeira, rezam o terço, cantam, dançam, louvam e elevam preces e súplicas para a Nossa Senhora e aos padroeiros. Eles pedem proteção e bênçãos para as guardas e para festa que se aproxima. A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário foi registrada como patrimônio imaterial, em janeiro de 2010.
 
Para o presidente da Funarbe, Dudu Braga, a festa de Nossa Senhora do Rosário é uma grande tradição em nossa cidade. “É uma pluralidade de cores, cantos, instrumentos e elementos culturais utilizados com o intuito de preservar uma história que perpetua a esperança e a força do povo negro”, conclui o presidente.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE