Exposição traz fotos de modelos com Sí­ndrome de Down

0
1578

Projeto FlashDown está em cartaz, gratuitamente, na Galeria de Artes do Partage Shopping Betim até 27 de novembro

De 26 de outubro a 27 de novembro, uma exposição com fotos com alunos, e ex-alunos, do Centro de Referáncia e Apoio í  Educação Inclusiva “Rafael Veneroso” (Craei-RV) estará em cartaz na galeria de artes do Partage Shopping Betim. A nova atração do centro de compras foi desenvolvida pela equipe do Craei-RV, ligado í  Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto incentiva a conscientização da sociedade sobre as potencialidades das pessoas com a Sí­ndrome de Down, uma vez que elas ainda sofrem sob uma visão histórica de incapacidade e anormalidade. Com o “FlashDown”, o registro fotográfico dos modelos nos diferentes espaços sociais, feito por 13 fotógrafos profissionais, os projeta como protagonistas de suas próprias histórias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós acreditamos que esta exposição contribuirá de forma significativa para avanços no processo de inclusão social. O envolvimento voluntarioso dos profissionais da fotografia representa mais que um sinal de sensibilidade e solidariedade, é a confirmação de que, entre as diversas formas de parceria, basta ter vontade e confiança mútua”, comentou a secretária municipal de Educação, Ellen Ises.

Antes da exposição no centro de compras, o Craei-RV promoveu, em março, uma roda de conversas para a troca de viváncias. Foi um incentivo í s famí­lias para uma nova reação que possibilite mais oportunidades e melhores condições para o sucesso dos filhos com Sí­ndrome de Down. A programação do lançamento do projeto constou ainda de oficinas de Contação de Histórias e pinturas no rosto para as crianças.

Os fotógrafos voluntários, Fábio Alves, Geraldo Lara, Jéssica Nery, Karol Oliveira, Léo Cabral, Magna Eloisa, Max Vianini, Norton Viggiano, Raul Chaves, Shibas Moreno, Vladmir Araújo, Teumar Almeida e Thalita Fernandes, fotografaram um total de 47 pessoas, entre crianças e jovens. O trabalho foi doado e com autorização para veiculação das imagens, sem custos para o municí­pio e para as famí­lias.

Nova fase do Craei

O Centro de Referáncia e Apoio í  Educação Inclusiva “Rafael Veneroso” – Craei-RV foi criado em 1994, inicialmente, para suprir as demandas e as necessidades educacionais especiais de crianças surdas e cegas que frequentavam regularmente as escolas públicas municipais de Betim. No atual governo, o Craei-RV ampliou a atuação, como um serviço da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é fomentar, implementar e gerir os processos educacionais inclusivos.

Neste contexto, a gestão da Educação Especial é uma de suas frentes de trabalho, responsabilizando-se pelo desenvolvimento de ações educativas í  escolarização regular, atuando junto aos alunos com deficiáncia intelectual, fí­sica, com surdez, baixa audição, cegueira, baixa visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

O Craei-RV atua em duas frentes de trabalho complementares: no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado por professores especializados, em conformidade com as orientações e proposições do Ministério da Educação; e no Atendimento Especializado Especí­fico, com uma equipe multidisciplinar de profissionais envolvendo pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além da oferta da equoterapia.

“Essas ações tám como objetivo comum a formação humana dos alunos, com vistas a conquista da autonomia e da independáncia no exercí­cio da cidadania. Portanto, tem como fundamentos ético-polí­ticos os princí­pios e prerrogativas da educação inclusiva, o direito a diferença e a diversidade sociocultural”, explica a diretora do Craei, Luciane Campos.

O atendimento educacional especializado é oferecido nas escolas municipais que disponibilizam Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e no Craei-RV, para os alunos que frequentam escolas e centros infantis onde não há SRM.
 
Exposição “FlashDown”
Local: Galeria de Artes do Partage Shopping Betim
Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 492, s/n – São João, Betim
Perí­odo: 26 de outubro a 27 de novembro
Informações: (31) 3531-2720 ou 3532-2389.