Distrito Industrial Paulo Camilo passa a ser de administração municipal

0
1548

Mais de 2,9 milhões m², que pertenciam ao Estado, agora serão de responsabilidade da prefeitura. Áreas ociosas poderão ser ocupadas por novos empreendimentos

Ronaldo Silveira

A Prefeitura de Betim, por meio da Procuradoria-Geral do Município, em parceria com o governo de Minas Gerais e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), assinou o convênio para a municipalização do Distrito Industrial (DI) do Paulo Camilo. O espaço abriga as maiores empresas de Betim e sua área ultrapassa 2,9 milhões de metros quadrados. A assinatura foi feita no último dia 22 e junho.

Com a prefeitura sendo a responsável legal pela área do DI, a primeira revitalização do complexo Paulo Camilo será executada. Para que as manutenções ocorram, parte dos recursos será repassada pela Codemig e o restante será proveniente de contrapartidas municipais e privadas. Com essas melhorias será iniciada uma nova fase para o distrito, que desde a sua inauguração, há 42 anos, não teve recapeamento de vias, essas utilizadas para tráfego pesado, além do trânsito da comunidade local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o procurador-geral do município, Bruno Cypriano, a transferência do distrito para a prefeitura significa imensos ganhos. “O município tomará posse de algumas áreas de alto valor, que ainda estão desocupadas e que serão vendidas, e os recursos serão aplicados em melhorias sociais nos bairros em volta. Também haverá uma ação enérgica contra invasões e degradações no entorno da Fiat”, comentou o procurador-geral.

Caberá à Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec) administrar as áreas que estiverem vagas. Um levantamento minucioso está sendo feito para identificar as possíveis áreas ociosas e disponíveis para que sejam ocupadas por empresas que estejam alinhadas às potencialidades econômicas do município. “Desde o início de 2017, nós da secretaria estamos nos reunindo com os empresários para tratar da revitalização de todo o distrito, com a garantia de mais segurança, infraestrutura, sinalização e oferta maior de transporte coletivo. Vamos avaliar as áreas que ainda podem receber empreendimentos que ajudarão no crescimento socioeconômico da cidade e iniciar a avaliação de quais serão os novos empreendimentos a serem instalados por lá”, adiantou.

Benefícios na mobilidade
O Distrito Industrial do Paulo Camilo hospeda cerca de 30 empresas, a maioria delas ligada à indústria automotiva. A área possui mais de 2,9 milhões de metros quadrados. Essas áreas serão colocadas em condições de abrigar mais empresas e de expandir as atuais, gerando empregos e receitas públicas ao lado da Fiat e perto da Petrobras, onde se situa a maior produção industrial do Estado.

Estão previstas melhorias na mobilidade, com a construção de dois trechos de cerca de 200 metros de vias. Serão necessárias obras que ligarão o distrito diretamente à trincheira do bairro Vila Recreio, encurtando o caminho.