De meias trocadas, Romeu Zema e Marcelo Aro ajudam a promover o Dia da Síndrome de Down

0
260
Divulgação

O governador Romeu Zema e o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, aderiram à campanha internacional “Lots Of Socks” (“Muitas Meias”). Criada pela Down Syndrome International, a ação propõe o uso de meias trocadas para promover o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). As cores das meias utilizadas (azul e amarelo) também foram escolhidas em alusão à síndrome.

A campanha mostra de forma lúdica e divertida que ser diferente é normal! Mais do que uma ação simbólica, ela reforça a importância de nos mobilizarmos para combater o capacitismo e promover a inclusão dessa parcela da sociedade, fomentando a criação de políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down.

“Eu e o governador fomos parados diversas vezes por pessoas que ficaram intrigadas com o contraste entre as nossas roupas habituais e as nossas meias! E esse é justamente o objetivo da campanha: gerar curiosidade para que a informação seja transmitida e o tema ganhe visibilidade. É chamar a atenção não para as meias em si, mas para os problemas que afetam as pessoas com Síndrome de Down. Muitos servidores foram impactados pela ação e compreenderam o que é a neurodiversidade”, disse o chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, que celebrou a repercussão da campanha e reforçou a importância da visibilidade para a vida de quem convive com a síndrome. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dia Internacional da Síndrome de Down é reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas desde 2012. A data representa a trissomia do cromossomo 21 — alteração genética que causa a síndrome — e marca a luta por inclusão e respeito.