Contagem terá espaço exclusivo de apoio aos empreendedores

0
1509

Sala Mineira do Empreendedor será um espaço único no município de contato do empreendedor, independentemente de seu porte, com o poder público e entidades para formalizar seu empreendimento

Contagem contará com um espaço único de atendimento aos empresários para informações, orientações e serviços de forma integrada, objetiva e eficaz. A Sala Mineira do Empreendedor está prevista para ser inaugurada no fim deste ano e visa a melhoria e simplificar do ambiente de negócios na cidade.

O termo de cooperação técnica entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) e o Centro Industrial de Contagem (Cinco), com Centro Universitário Una, a Minas Fácil da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae- MG) foi assinado nesta segunda-feira (14),  pelo prefeito Alex de Freitas,  pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, pelo presidente do Cinco, Adimilson Moura e representantes das instituições envolvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para dar suporte técnico em projetos de desenvolvimento econômico, a Sala Mineira do Empreendedor será um espaço único no município de contato do empreendedor, independentemente de seu porte, com o poder público e entidades para formalizar seu empreendimento em todos os níveis de forma simplificada e integrada, obter orientações, informações e buscar o conhecimento para o seu desenvolvimento profissional e de seu empreendimento. “Com a Sala do Empreendedor teremos a integração entre os órgãos, melhoraria do serviço público, do atendimento aos empresários, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município” , destacou o prefeito Alex de Freitas.

O secretário René Vilela avaliou que o grande diferencial deste novo espaço é que os interesses dos empresários estarão reunidos em um único lugar para um acesso com mais agilidade. ” O objetivo é potencializar, integrar, criar sinergia nos processos e imprimir mais transparência e celeridade” , disse.

O município contará com a participação do Sebrae, que disponibilizará capacitações, treinamentos e consultorias na área de gestão de negócios e empreendedorismo, ampliando a gama de benefícios ao município e aos empreendedores. Com a Sala Mineira do Empreendedor, a administração municipal obterá como vantagens a possibilidade real de aumento da arrecadação, terá o poder de decisão sobre abertura de empresas no município, terá acesso a informações das empresas abertas no município e dos dados de registro, otimização dos recursos, pois o atendimento será em um só lugar, além da melhoria da imagem do órgão público local.

Sidnei Calisto de Oliveira, gerente de Projetos do Sebrae, salientou que na Sala Mineira serão recebidos empresários e candidatos potenciais ao empreendedorismo em Contagem. ” A ideia é que façamos o atendimento das micro e pequenas empresas já formalizadas para atividades de desburocratização e licenças que ainda estejam pendentes. A sala será um local para capacitação em gestão de negócios para que o empresário possa aprimorar e fazer sua empresa crescer. O empreendedor poderá buscar parcerias e por meio do networking gerar oportunidades para seu negócio” , afirmou.

Segundo o presidente do Cinco, Adimilson Moura, o empresário terá a sua disposição uma gama de serviços, da abertura ao encerramento de empresas. “Eles contarão gratuitamente com consultorias do Sebrae, de universidades e bancos para orientação de créditos e todas as possibilidades para o empreendedor.  O grande foco da Sala é garantir que o empresário seja melhor preparado, que a empresa tenha alto nível de atividades e capacidade de gerenciar com mais estrutura. Consequentemente, após todas essas melhorias, as empresas irão gerar mais empregos, renda e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade” , considerou.

Ainda de acordo com Adimilson, os próximos passos são relacionados às obras de infraestrutura do espaço físico, ao ajustamento dos procedimentos operacionais internos com os parceiros e aos testes para a integração entre os setores e funcionários.

Serviços que serão prestados:

– Consulta de viabilidade;
– Protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas;
– Emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
– Formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
– Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN SIMEI;
– Entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento;
– Treinamentos e desenvolvimento para empresário e colaboradores;
– Diagnostico empresarial através do Projeto Empreender; Classificação das empresas em níveis de desenvolvimento, conforme projeto especifico;
– Orientação de créditos através de parceiros bancários;
– Consultorias, treinamentos e palestras em parceria com Sebrae, Una e Consultorias independentes.