Contagem: Prefeitura se une à Polícia Militar no combate à criminalidade

0
1494

A Prefeitura de Contagem vai firmar uma parceria com o governo do Estado para a aquisição de bases móveis da Polícia Militar, para ampliar o combate à criminalidade no município. O prefeito Alex de Freitas anunciou nesta sexta-feira (18) a parceria durante a solenidade de entrega do troféu “O Audacioso” , em comemoração pelos 35 anos de instalação do 18º Batalhão da PM na cidade.
Alex de Freitas falou sobre a proposta de integração entre governos. “Na próxima semana tenho um encontro com o comandante-geral, o comandante da 2ª Região da Polícia Militar e com o governador para assinar um convênio para aquisição de bases móveis. Com isso, aumentaremos muito o efetivo da polícia nas ruas, trazendo maior segurança para a população” .

De acordo com o comandante da 2ª Região da PM, coronel Mauro Lúcio de Moura Alves, os trabalhos serão mais intensos, visando a paz social. “Ainda temos muito o que fazer nesta região, mas as comunidades contagenses podem estar certas de que reduzimos os índices de criminalidade e vamos trabalhar para atingir números melhores, aumentando a sensação de segurança do cidadão. Sou mais um soldado entre os 987 que trabalham nesta cidade” , disse.

Cada base contará com uma van, que vai se deslocar e ficar posicionada em locais estratégicos para o patrulhamento feito por quatro policiais, sendo dois em motocicletas. Além disso, as bases ficarão conectadas via wi-fi com uma central para agilizar o atendimento de ocorrências e com as câmeras do Olho Vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escudo de Davi

O comando da 2ª Região da Polícia Militar lançou a operação “Escudo de Davi” , com o objetivo de intensificar o combate ao tráfico de drogas e a apreensão de armas de fogo, garantindo a segurança da sociedade. O 39º Batalhão também faz parte da 2ª Região.

Troféu “O Audacioso”

Instalado em Contagem em 17 de agosto de 1982, o 18º Batalhão da PM combate a criminalidade no município, com ênfase principalmente nas ações e operações preventivas.

“O Audacioso” é o codinome da unidade militar, que completa 35 anos. Com base nesta origem, todos os anos é oferecido um troféu aos policiais que se destacam, além das entidades públicas e privadas e as personalidades que contribuem para a segurança da região.

Tenente-coronel e comandante do 18º Batalhão, Flávio Donato, falou sobre as comemorações. “Esta cerimônia de entrega dos troféus é uma forma que a Polícia Militar tem de reconhecer as entidades parceiras, que trabalham em conjunto. A palavra audácia já diz muito. O maior presente que nós podemos oferecer à comunidade, nestes 35 anos, são as operações de combate à violência. Isso é muito gratificante para todos” , destaca.

Na oportunidade, o prefeito, que foi agraciado com o troféu, ressaltou a importância do 18º Batalhão para a cidade. “A parceria entre a prefeitura e o 18º Batalhão é histórica, e neste mandato vamos manter essa tradição. Estou muito feliz por este momento e estamos aperfeiçoando várias ações e parcerias com esta respeitada corporação” , concluiu.

Para o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, a premiação reforça a cooperação no combate à violência. “Acho importante esse evento pelo fato de integrar a sociedade civil, Guarda Civil, polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. Agradecemos pela homenagem e estamos trabalhando para estreitar cada vez mais as relações”.