Contagem: Escolas municipais começam a ser reformadas

0
1567

A Prefeitura de Contagem deu início ao maior programa de reforma das escolas já promovido pelo município. Todas as 115 instituições vão receber benfeitorias. Trinta e duas delas serão reformadas integralmente e 83 serão pintadas. A medida é uma forma de proporcionar melhores condições de trabalho aos educadores e mais conforto aos estudantes. “Quando assumimos o governo, fizemos o mapeamento de todas as escolas e encontramos prédios bem degradados. As reformas são fundamentais para que estudantes, educadores e comunidade se sintam bem acolhidos, em ambientes mais organizados e bonitos” , destacou o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

Serão investidos 44 milhões em reformas e 11,8 milhões em pinturas. As obras serão feitas por etapas. O primeiro pacote contempla 13 instituições de ensino. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Juverci Maria de Freitas, no bairro Amazonas, a reforma é geral. Estão sendo trocados o telhado, a rede elétrica e o piso. A obra ficará em 580 mil reais. A escola, de 45 anos, estava há pelo menos 20 anos sem manutenção. Segundo a diretora, Gisela Lacerda, as benfeitorias eram bastante aguardadas. “Em época de chuva as salas ficavam alagadas, já ocorreu curto circuito ao ligar um aparelho de som. O risco era constante” , destacou a diretora.

Já na Escola Municipal Maria Silva Lucas o telhado já foi todo retirado. Os 1.178 alunos vão estudar em uma escola mais moderna. A obra está orçada em mais de um milhão. Na Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt, a quadra já está prontinha. Faltam trocar o piso, o telhado, consertar as paredes e a rede elétrica. As obras, orçadas em 770 mil, devem ser concluídas em janeiro do ano que vem. Na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca os investimentos serão de 2 milhões. O telhado e o piso já foram trocados. As 17 salas serão remodeladas. O Cemei Jardim Eldorado também está sendo todo revitalizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade é que além das reformas e pinturas, as escolas serão plotadas. Ganharão decorações personalizadas para as áreas comuns. Luciene Silva é moradora de Nova Contagem e está ansiosa com a revitalização da escola da filha, de 11 anos. “O ambiente vai ficar mais confortável e a escola vai ser mais valorizada” , comemorou.

As reformas são feitas com os estudantes nas escolas, já que não há espaços na cidade para abrigar todos os alunos. As obras são excutadas por setores para não prejudicar o andamento das aulas. As áreas onde os operários trabalham são isoladas e nenhum aluno tem acesso. Além disso, a limpeza foi intensificada. “Os empreiteiros são orientados a articular com os gestores a melhor forma de fazerem o trabalho, preservando a saúde e a segurança dos estudantes e educadores e, consequentemente, não atrapalhando o aprendizado” , salientou o secretário.
Ainda neste mês, outras quatro escolas começam a ser reformadas. (Coronel Augusto da Costa, Isabel Nascimento de Mattos, Prefeito Luiz da Cunha e Walter Lopes)