Contagem: Diálogo para solucionar questão da Feira do Eldorado

0
1376

Construir conjuntamente uma feira padronizada, setorizada, segura e que de condições para feirantes, comerciantes e população. Essa foi a tí´nica da reunião entre a Prefeitura de Contagem e os feirantes da Feira do Eldorado ocorrida na noite de quarta-feira (11), no Ginásio Poliesportivo do Riacho. O objetivo do encontro foi buscar uma aproximação que possibilite um diálogo aberto na construção de ações que fortaleçam os trabalhadores.

Depois de intensas conversas e articulações com representantes de diversas entidades, estudos de viabilidade na segurança e no trí¢nsito, será lançado nos próximos dias um edital para contratação de empresa que fará a padronização e setorização das barracas da feira na avenida João César de Oliveira, local onde a feira funcionará em um primeiro momento. Posteriormente será feita uma licitação para garantir legalmente aos feirantes um lugar para trabalhar. 

“Desde que assumimos a prefeitura fomos bombardeados por inverdades. Nunca passou pela minha cabeça, ou por qualquer um nesse governo, acabar com a Feira do Eldorado. Depois de diversas articulações e diálogos, determinamos a criação de alternativas e chegamos a esse formato”, disse o prefeito Alex de Freitas, que na oportunidade falou sobre as questíµes jurí­dicas que impedem a continuação da feira no local onde ela hoje funciona. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das representantes dos feirantes, Cleusimar Tristão Damas, que trabalha há 20 anos na feira, destacou que a avenida João César de Oliveira é local ideal para o funcionamento da feira e falou sobre o acordo com a prefeitura. “Ficar definitivamente na João César e o sonho de todo feirante, contudo o acordo que a prefeitura esta fazendo conosco é de que nós iremos para a João César, mas se vier a acontecer as obras do BRT, que estão previstas, nos voltáramos para a José Faria”, disse. 

O administrador da Regional Eldorado, Wellington Silveira, falou que essa definição foi a construção em conjunto de um marco histórico para a cidade. “Buscamos juntos uma solução para manter vivo esse patrimí´nio da nossa cultura que e a Feira do Eldorado”, disse.