Construção de novas creches começa na próxima segunda-feira, 18

0
1507

Obras fazem parte da contrapartida para a construção da Via das
Indústrias

Na próxima segunda-feira, 18, será iniciada a construção de três novas creches no município. As obras, que fazem parte de uma contrapartida para a liberação da Via das Indústrias, vão abrir mais vagas para alunos da educação infantil. Os Centros Infantis Municipais (CIM), que serão instalados nos bairros Citrolândia, Vila Cristina e Betim Industrial, terão a capacidade de atender cerca de 400 alunos, cada unidade.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ellen Ises, a construção dessas novas unidades no município irá ajudar a desafogar boa parte da demanda reprimida da cidade. “É uma grande conquista para a educação essas novas creches. Hoje, a nossa demanda para a educação infantil é enorme. Temos uma lista de espera. Com as novas unidades iremos aliviar parte disso. As obras deverão ser concluídas em sete meses” , adiantou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, serão abertas novas 1.200 vagas. Ellen adianta ainda que outras 12 unidades serão erguidas com recursos federais. “Para isso, valores foram readequados e os projetos readaptados para que o governo federal defina o repasse das parcelas dos recursos da ordem de R$ 18 milhões” , revelou.

Benefícios para o município

A Via das Indústrias recebeu licença ambiental classe 5, expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), no último dia 6. Ela foi a primeira dessa importância expedida pelo município.

Para a Via das Indústrias ficar pronta, serão realizadas diversas intervenções na região, que irão beneficiar não apenas as empresas que estão instaladas no perímetro, mas a população também. O novo conceito de urbanização, capaz de abrigar uma diversidade maior de empreendimentos, vai atrair os investimentos necessários para a sua ocupação. Como consequência, o empreendimento vai gerar emprego e renda para o município.

Entre as intervenções que serão realizadas pelo grupo de empresas, estão diversas benfeitorias viárias, que vão promover melhorias na mobilidade urbana de Betim. São elas: construção de três viadutos e seis trincheiras; 1,5 mil m² de obras de contenção, 1,2 metros de canalização; uma bacia de detenção e cerca de 20 km de vias secundárias, que ligarão o bairro Cascata, em Ibirité, passando pela BR-381, até a Via Expressa em Contagem.