Comemoração da Semana da água destaca a preservação e o uso consciente em Betim

0
33

Atividades de educação ambiental envolverão estudantes e haverá blitz para sensibilizar população

Roberto Maradona

Durante as comemorações da Semana da Água, de 18 a 22 de março, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), promoverá uma série de atividades para debater, com conscientização educativa, o impacto do desperdício e do uso abusivo da água, um dos principais bem naturais indispensáveis à vida humana. As atividades programadas para celebrar a importância da água contarão também com as parcerias da Secretaria Municipal da Educação e Guarda Municipal.

 

O objetivo é informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da água e demonstrar a necessidade de preservação e manutenção da qualidade, além de discutir problemas relacionados ao seu mau uso. No dia 22, Dia Nacional das águas, educadores ambientais farão blitz e oferecerão água para os motoristas e passageiros, reforçando a importância e indispensabilidade da água na nossa vida.

 

Durante a semana, cerca de 320 alunos participarão do “Julgamento da água”, peça interativa entre a equipe da Semmad e estudantes. Segundo a educadora ambiental Nívea Abelha, no contexto, servidores da secretaria serão os “advogados de defesa e acusação”        que se confrontarão sobre a existência da água. “As crianças vão participar de debates envolvendo temas relacionados às tragédias causadas pelas águas das chuvas, como as inundações, ao mesmo tempo em que refletem sobre a importância da água até chegarem a um veredicto final. Todo o processo é monitorado e é muito interessante, pois desperta a capacidade crítica dessa criança, que é um agente ambiental em formação”, completa. 

 

“A grande disponibilidade de água, em algumas regiões do Brasil, levou-nos a uma cultura de mau uso e desperdício. Porém, não podemos esquecer que vivemos uma grave crise hídrica e, por isso, necessitamos, com urgência, rever nossos velhos hábitos, para tratar com mais cuidado e responsabilidade nossos recursos hídricos. Nesse calorão, oferecer água e falar da importância da hidratação deve sensibilizar a população”, ressaltou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa.

Anselmo UBL

 Programação:

Programa especial com alunos da rede municipal

Data: 18, 19, 20, 21 de março.

Local: Centro de Educação Ambiental, Parque Municipal Felisberto Neves.

Horário: das 8h às 11h

 

Blitz educativa

Data: 22 de março.

Horário: das 9h às 11h

Local: avenida Governador Valadares, esquina com avenida Amazonas.

Informações: (31) 3512-3172/ 3512-3173

 

Créditos fotos:

Lagoa: Anselmo UBL

Blitz: Roberto Maradona