
Nesta quinta-feira (17), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu início à megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, voltada para a conscientização da população, especialmente os idosos, sobre os perigos de golpes de estelionato praticados pela internet. O objetivo da ação é alertar sobre fraudes comuns, como o “pix errado”, promoções falsas, atendentes de banco fraudulentos, cupons de desconto enganosos e boletos falsos. A campanha, que conta com o apoio do influenciador Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, é parte de uma estratégia maior da PMMG para reduzir a criminalidade no estado.
A campanha foi planejada com base em três pilares: comunicação, inteligência e operações. Na parte de comunicação, serão veiculadas diversas peças publicitárias, como spots de rádio, outdoors, cartazes e vídeos com dicas de segurança. Essas ações serão distribuídas por todas as regiões de Minas Gerais, com foco no público-alvo da campanha. Vídeos com o influencer também serão divulgados nas redes sociais, levando a mensagem de forma leve e acessível.
No campo da inteligência policial, a PMMG reforçará o monitoramento para identificar e desarticular quadrilhas especializadas em golpes virtuais. Paralelamente, um novo Procedimento Operacional Padrão (POP) foi estabelecido para agilizar o registro de ocorrências e facilitar o combate a esses crimes.
O coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PM, afirmou que esta é a maior campanha já realizada em ambiente virtual pela instituição. “Esta é uma ação de polícia preventiva que busca, de forma bem mineira, atingir toda a sociedade. Agradecemos o apoio do Governo de Minas e do influencer Tião, que entendeu a importância de ajudar as pessoas a se livrarem dessa modalidade criminosa”, declarou.
Tião Bruto Sistemático, visivelmente emocionado, destacou a importância da campanha e do papel da Polícia Militar. “Sai de Cana Verde e estou muito feliz em estar com a nossa Polícia Militar. O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procurem a Polícia Militar”, disse o influenciador, reforçando a mensagem de atenção.
O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial, destacou que o crime de estelionato virtual é um problema global e que a união de esforços é essencial. “Nossas mães, pais, filhos, amigos, todos correm o risco de cair nas mãos de estelionatários. A campanha é importante para unirmos a sociedade e a polícia no combate a esse mal”, afirmou.
A PMMG também reforça o pedido para que a população compartilhe as peças publicitárias e registre as ocorrências sempre que for vítima de estelionato, ajudando assim a combater esse tipo de crime.