Cenário político começa a ser definido em São Joaquim de Bicas

    0
    924

    Por: Adeilson Andrade

    Acirrada. Quatro candidatos irão disputar a prefeitura em outubro desse ano.                                   

    Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Joaquim de Bicas possui 29.162 habitantes, e, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 17.924 eleitores. A previsão é de que as eleições deste ano sejam as mais acirradas da história do município.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    No páreo, o atual prefeito Luciano Passos (PSD), que, mesmo com alto índice de rejeição, vai tentar a reeleição, mantendo o vice, Antônio Alves de Moura “Baiano”. Passos que foi a maior surpresa das eleições de 2012, tem enfrentado dificuldades em seu governo.
     
    Sobrinho do ex-prefeito Toninho Resende e neto de José Gabriel de Resende “Zinho”, o advogado e empresário Guto Resende (DEM), disputará o cargo pela primeira vez. Já o comerciante João Bosco (PMDB), disputará o cargo pela terceira vez. Bosco já foi vereador, prefeito e vice. Durante toda a carreira política João Bosco caminhou ao lado da família Resende, mas rachou com o grupo em 2012.
     
    O empresário Tadeu Campos (PEN) também parece ter tomado gosto pela política, ele tem intensificado as visitas às lideranças políticas e comunitárias. Recentemente, Campos abriu a sede municipal do Partido Ecológico Nacional (PEN), na Avenida José Gabriel de Resende, região central.
     
    Guto Resende escolhe Rodrigo da Cerâmica como vice
     
    Em uma plenária realizada no dia 29 de janeiro, Rodrigo Amorim, presidente do PPS, que até então apoiava João Bosco (PMDB), decidiu por uma aliança com o Partido Democratas, dessa forma, Guto Resende (DEM) terá Rodrigo Amorim (PPS) como vice. 
     
    De acordo com informações de bastidores, o comerciante Helder Lelis (PDT) é um dos favoritos para a vaga de vice de João Bosco (PMDB), entretanto, em contato com nossa reportagem, João informou que só definirá o vice em julho e que essa decisão será tomada em consenso com apoiadores políticos e eleitores. Ainda de acordo com ele, seis nomes são cotados para o cargo. Outro nome seria do vereador Laerte Sales (PRTB). “Vamos ouvir as lideranças, realizar pesquisas internas e externas antes de escolher o candidato a vice”, comentou Bosco.

    Em entrevista ao Portal Agita Betim e Região, o empresário Tadeu Campos (PEN) disse que ainda não escolheu seu candidato a vice. Mas é forte o comentário de que Tadeu já fez o convite ao vereador Coelho Doido (PV).

    Outra novidade é que Daute Henriques teria desistido da pré-candidatura e iria apoiar Guto Resende (DEM).

    Leia também:

    Igarapé: Três candidatos devem disputar a Prefeitura da cidade