Betim será a primeira cidade de Minas Gerais a implantar o sistema de Cercamento Eletrônico Inteligente

0
1601
Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Betim concluiu o projeto de Cercamento Eletrônico Inteligente – recurso tecnológico de segurança difundido em países de primeiro mundo. O sistema cerca a cidade com câmeras capazes de identificar as placas de veículos que foram roubados ou furtados. Betim é a primeira cidade mineira a ter acesso ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao sistema HELIOS, da Polícia Militar de Minas Gerais, que reúnem dados de identificação dos veículos.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública trabalha no projeto desde 2018. O próximo passo é a definição, junto às polícias do município, da data e horário de abertura do sistema, que está prevista para outubro. “Betim está prestes a se encaixar no conceito de Cidade Inteligente. O projeto piloto que criamos prevê, inicialmente, a instalação de duas câmeras. Faltava, para a sua efetiva implantação, conseguirmos acesso ao banco de dados estatal e finalmente conseguimos”, explica o secretário de Segurança Pública, coronel Julio Cesar Rachel de Paula.

A previsão é que, passada a fase de testes, sejam instaladas mais 20 câmeras de leitura de placas nos principais pontos da cidade, com orçamento estimado em R$ 1,6 milhão. O município buscará contrapartidas sociais para realizar o projeto completo.

Segundo o coronel Julio Cesar, para a implantação do sistema em Betim, foram observadas as experiências e, sobretudo, os resultados positivos de outras cidades. “Em Nova Iorque, uma das cidades mais bem cercadas eletronicamente do mundo, 92% dos veículos furtados/roubados são localizados em menos de 6 horas, com os infratores presos, em boa parte dos casos”, destaca.

O sistema de cercamento

O Cercamento Eletrônico Inteligente compreende câmeras de última geração e softwares próprios desenvolvidos com a mais moderna e precisa tecnologia de ALPR/OCR, Business Intelligence-BI e Analíticos de Vídeo específicos para controle de tráfego, classificação de veículos, investigação de roubos e furtos veiculares e proteção de perímetro.

Os múltiplos identificadores associados a um veículo permitem que o software forneça uma imensa quantidade de dados e inteligência analítica. O sistema oferece ferramentas de mineração de dados em tempo real, permitindo que essa tecnologia inovadora seja utilizada em benefício da população. Esse software é reconhecido por ser o mais robusto e confiável desenvolvido para segurança pública, segurança privada e business intelligence.