Betim reforça rede de saúde com nomeação de 542 novos profissionais

0
712
 
Divulgação/PMB

A Prefeitura de Betim segue intensificando os investimentos na área da saúde pública. Nesta terça-feira (21), foram oficializadas as nomeações de mais 542 profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (edital nº 01/2024). Com esta segunda etapa, o município alcança a marca de 1.297 candidatos convocados, de um total de 1.342 vagas ofertadas. Os nomes dos convocados foram publicados na edição nº 3062 do Órgão Oficial do Município. As 45 vagas restantes, destinadas ao cargo de fiscal sanitário, deverão ser preenchidas até 31 de março.

Entre os novos nomeados, destacam-se 144 médicos, que irão reforçar o atendimento especializado e ampliar a capacidade de acolhimento nas unidades de saúde de Betim. Esses profissionais desempenharão funções fundamentais em diferentes áreas da rede municipal.

Os candidatos convocados têm até 30 dias para realizar os exames admissionais e apresentar a documentação necessária para a posse dos cargos. Este prazo pode ser prorrogado por mais dez dias. Os novos profissionais atuarão em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Betim, com ênfase na atenção primária, que inclui as 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além de outros serviços conforme a demanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os médicos convocados, 80 são generalistas, que serão alocados nas UBSs; 20 pediatras, que reforçarão as equipes do Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), localizado no bairro Jardim Teresópolis; 39 psiquiatras, que atuarão na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em unidades como os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam); e cinco homeopatas.

Além disso, foram nomeados 15 educadores físicos para atuar nas UBSs, além de profissionais para os setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo oito analistas de gestão e dois contadores.

Primeira chamada

O concurso público da saúde, realizado em 2024, já havia gerado, em meados de dezembro, a nomeação de 755 profissionais. Destes, 599 tomaram posse até esta segunda-feira (20), ocupando cargos como cirurgião-dentista, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros. Além disso, 61 processos relacionados à prorrogação de posse, pedidos de reclassificação e outras questões administrativas ainda estão em andamento.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, a expectativa é de que todos os profissionais das duas chamadas estejam empossados dentro de até 40 dias. “Isso permitirá o preenchimento quase completo das vagas disponibilizadas, garantindo a oferta de serviços de qualidade, o fortalecimento dos vínculos com as comunidades e a melhoria significativa no atendimento em todos os centros de saúde de Betim”, afirmou.

O prefeito de Betim, Heron Guimarães, também celebrou as novas nomeações. “Com essas novas nomeações, damos mais um passo importante para fortalecer a rede SUS Betim. Estamos garantindo profissionais altamente capacitados em áreas essenciais e de alta complexidade, ampliando nossa capacidade de atendimento e, com isso, cuidando da nossa população com mais eficiência e humanidade. Seguimos firmes no compromisso de oferecer uma saúde de qualidade, que é um direito de todos e nossa grande prioridade”, destacou.