Betim recebe evento mundial de incentivo í  inovação e ao empreendedorismo

0
1090

Um final de semana dedicado í  inovação, í  tecnologia e ao empreendedorismo. De 1º a 3 de dezembro, o 1º Startup Weekend Betim vai reunir empreendedores, desenvolvedores, designers, publicitários e ilustradores em uma competição inédita na cidade. O local escolhido para o desafio foi o Monte Carmo Shopping, no bairro Ingá Alto. A realização é da comunidade Fánix Valley e conta com o apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econí´mico (Seadec) e do governo de Minas Gerais.

O 1º Startup Weekend é um movimento global de empreendedores que tem a missão de inspirar, educar e capacitar indiví­duos, equipes e comunidades na trajetória de lançamento de startups pelo mundo. A competição de startups já aconteceu em mais de 95 paí­ses e promove o encontro de pessoas que desejam criar um negócio inovador em 54 horas, de sexta a domingo. Ao longo desses trás dias, os participantes são encorajados a terem boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo, monetizar e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

“Esse evento reforça o objetivo da prefeitura municipal de incentivar a inovação e o empreendedorismo em Betim. Vemos com muita alegria que os betinenses pensem em soluções inovadoras e criativas para os problemas da nossa cidade e das pessoas em geral. Isso renova as esperanças do futuro da nossa gente. A SEADEC, assim como o nosso prefeito Vittorio Mediolli, apoia a iniciativa e trabalhara juntamente com eles para saber o que podemos fazer para avançar. E, apesar de ser uma competição, o maior prámio é a experiáncia adquirida.”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econí´mico, Rí´mulo Veneroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desafios do municí­pioO municí­pio de Betim enfrenta diversos desafios. As secretarias de Desenvolvimento Econí´mico, Meio Ambiente, Saúde e Comunicação foram convidadas a propor desafios para que sejam mapeados. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para solucionar os problemas enfrentados pelos setores da prefeitura.Durante o Startup Weekend Betim, essas propostas serão apresentadas e, se forem selecionadas, poderão ser desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares do evento. “Será uma grande oportunidade para inovar no setor público e nos aproximarmos das startups e das soluções inovadoras que serão geradas”, pondera o secretário Rí´mulo Veneroso. 

Formato da competição

A competição começará na sexta-feira, 1º, a partir das 18h, quando as equipes serão formadas. Geralmente elas são compostas por um ou mais empreendedores, desenvolvedores e profissionais da área criativa, como designers, publicitários e ilustradores. No iní­cio da competição, as ideias serão apresentadas e selecionadas pelos próprios participantes.

“Não são todos os participantes que tem uma ideia inovadora e isso não é um impedimento para a participação nessa maratona. Mas sugiro í queles que desejam apresentar a sua ideia durante o evento que comecem a treinar desde já, pois o discurso deverá ser bem convincente sobre o problema que está sendo solucionado, o impacto da solução e sua viabilidade técnica. As pessoas realmente precisam daquilo que vocá está propondo? Os próprios participantes selecionarão quais ideias devem seguir em frente na maratona, através de uma votação”, esclarece Gisele Ramos, fundadora da comunidade Fánix Valley e uma das organizadoras do evento. 
Na manhã seguinte, sábado, as ideias serão discutidas com a orientação de mentores convidados especialmente para o evento e validadas por meio de pesquisas com os clientes “na rua”. No perí­odo da tarde, as propostas serão refinadas e as equipes serão desafiadas a venderem os seus projetos. No domingo, de manhã, as apresentações rápidas, conhecidas como pitchs, serão desenvolvidas. De tarde, a banca de jurados será apresentada as propostas. “O objetivo é que a ideia se transforme em projeto e saia pronta para ser implementada no mercado”, ressalta Gisele.

“O Startup Weekend terá uma banca de juí­zes responsáveis por avaliar as ideias desenvolvidas e sua aderáncia com as necessidades e desejos do mercado. A composição está sob sigilo, mas são grandes nomes do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Minas Gerais”, revela Gisele Ramos.

A competição já conta com a chancela dos mantenedores Google for Entrepreneurs, Go.co, Appear.in e da Techstars, proprietária da marca. Sem a realização de palestras, o Startup Weekend é 100% “hands on”, na prática, os competidores colocarão a mão na massa.
 
Orientação especializada

Os mentores tám o papel de orientar as equipes no processo de ideação e apresentação. A organização buscou profissionais experientes nas áreas de finanças, marketing, modelagem de negócio, experiáncia do usuário, inovação e TI. “Estão todos conectados ao universo das startups e, de maneira colaborativa, orientarão o desenvolvimento dos negócios que poderão surgir nesse evento além de apoiar a aproximação com possí­veis investidores”, explica Ramos.

Os nomes já confirmados são: Márcio Mariano (INDTech), Agatha Martins (Bankoo), Pedro Eduardo (Arkmeds) e Caroline Nobre (SEBRAE).
 
Na busca de apoiadores

Os organizadores do evento ainda estão em busca de patrocí­nio para a alimentação dos participantes, material de papelaria e brindes. Os empresários interessados em apoiar o evento devem procurar os organizadores pelo telefone: (31) 3512.3396.
Além da Prefeitura de Betim e do Governo de Minas, já são parceiros do 1º Startup Weekend de Betim o Monte Carmo Shopping, a TremNet, o Hotel Abba, a Cor&Arte, IvoryIT e OBS Engenharia e Meio Ambiente.
 
Inscrições

As inscrições com vagas limitadas estão disponí­veis em bit.ly/swbetim. O valor de R$ 100 inclui a alimentação e todo o material utilizado no evento. Os participantes precisam levar o computador e muita disposição para enfrentar a maratona!

1º Startup Weekend Betim
De 1º a 3 de dezembro de 2017
Monte Carmo ShoppingAv. Marco Tulio Izaac, 1119 – Ingá Alto, Betim (MG).
Inscrições: bit.ly/swbetimValor: R$ 100.