Betim promove seminário Valorização da Vida

0
1427

Encontro promovido pela Secretaria de Educação debate estratégias para o enfrentamento às ameaças dos jogos virtuais

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove o seminário #ValorizaçãodaVida, no próximo dia 7 de junho, às 18 horas. A motivação é o perigo causado pelos jogos virtuais, como o “Baleia Azul” , que têm ameaçado a vida e a integridade física e a própria vida de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

O seminário vai promover uma ampla discussão e a reflexão sobre as medidas e ações efetivas em rede, tornando o público envolvido capaz de intervir positivamente nos desafios da atualidade. O encontro será ministrado pela psicopedagoga, í‚ngela Mathylde Soares; pelo psicoterapeuta, Deusemi Gomes Ferreira Júnior, o Juninho, e pela neuropsicopedagoga, e servidora da rede municipal de educação, Patrícia Maria da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O seminário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde; Guarda Municipal; Polícia Militar; conselhos tutelares; Conselho Municipal de Juventude; Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente; casa dos conselhos, entre outros órgãos da administração pública e da sociedade civil organizada.

Encontro com educadores

í‚ngela Mathylde e Deusemi Ferreira Júnior foram palestrantes no encontro promovido pela Semed no último dia 30. O encontro reuniu diretores, vice-diretores, pedagogos e professores municipais. Com uma atuação dinâmica e fundamentação científica, eles debateram a interferência da internet no comportamento das pessoas, em especial das crianças e adolescentes, além da extrema necessidade da melhor preparação e cuidado dos pais e educadores para lidarem com a situação.

Ao falar sobre aprendizagem mediada, í‚ngela Mathylde alertou para “a importância dos professores terem habilidades para lidar com os sentimentos e o emocional dos alunos, como forma motivadora do interesse e aprendizagem, sabendo ouvir e respeitar as suas ansiedades” .

Já o psicoterapeuta Deusemi Junior advertiu que a ausência dos pais interfere na forma como os filhos se comportam na internet. “Ou nós prestamos mais atenção aos gritos dos nossos filhos ou o futuro estará comprometido. Os adultos devem sair do isolamento, reconhecer o próprio valor e o da criança, e agir agora, em tempo real, porque este é o ritmo das crianças de hoje” . 

Seminário #Valorizaçãodavida

Data: 7 de junho
Horário: 18 horas
Local: auditório Ady Rosa de Freitas, Centro Administrativo João Paulo II