Betim promove grande mutirão contra a dengue na Regional Alterosa

0
808

A Prefeitura de Betim, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Dengue, está organizando mutirões de combate ao Aedes aegypti, que irão percorrer todas as regionais da cidade. A primeira grande ação, no próximo sábado, 19, será na Regional Alterosa, escolhida por ser uma das que registrou alta incidência da dengue no primeiro semestre de 2019.

A concentração para o mutirão será a partir das 8h, na sede da Gerência Regional Alterosas, na avenida Campos de Ourique, 1392, esquina com rua Alenquer, no bairro Jardim das Alterosas I. A mobilização social visa orientar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e irá percorrer os bairros Duque de Caxias, Jardim Alterosas II, Cruzeiro do Sul, Itacolomi, Nossa Senhora de Fátima, Niterói, Jardim Brasília, Espírito Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o superintendente de Defesa Civil, capitão Ramiro Barros, a realização dos mutirões é muito importante para a contenção de possíveis criatórios de larvas e de controle da proliferação do mosquito. “As ações são parte da campanha educativa que visa incentivar a população a colaborar com o poder púbico. O descarte correto dos materiais inservíveis e a eliminação de criatórios de larvas do mosquito Aedes aegypt devem ser uma rotina”, afirmou Barros.

Durante o mutirão, servidores municipais em conjunto com os agentes de combate a endemias irão passar pelas residências e pelo comércio dos bairros, entregando materiais educativos, orientando os moradores sobre como eliminar os focos do mosquito, evitando a água parada, vedando reservatórios e dando o destino correto aos inservíveis, que podem se tornar de criadouros. Equipe de limpeza urbana e da gerencia da Regional Alterosa também participará, ajudando a recolhendo lixos e entulhos.

Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Dengue de Betim

Desde o início de setembro, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Dengue de Betim intensificou os encontros para planejamento e definição das ações contra o mosquito Aedes aegypti, antecipando o período chuvoso, para evitar nova epidemia de dengue, com a enfrentada por Betim no primeiro semestre deste ano.

Formado em fevereiro último, o comitê, coordenado pela Superintendência de Defesa Civil, é composto por representantes das secretarias municipais de Governo, Saúde, Educação, Gabinete, Comunicação, Segurança Pública, Administração, Meio Ambiente, Ouvidoria; das Gerências Regionais; da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS); e outros órgãos municipais.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até outubro de 2019, foram notificados, no município, 49.987 casos suspeitos da doença. Desses, 38.433 casos foram confirmados e 18 óbitos registrados. As regionais com maior taxa de incidência de casos de dengue são Norte, Imbiruçu, Alterosas e PTB.

Levantamento

O Centro de Controle de Zoonoses e Endemias de Betim (CCZE) está realizando o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), no período de 7 a 18 de outubro. O levantamento irá identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do Aedes aegypti e os criadouros predominantes (caixas d’água, vasos de plantas, pequenos reservatórios, recipientes plásticos, garrafas e outros).

O resultado do LIRAa dará a dimensão real sobre a incidência do Aedes aegypti em Betim, permitindo ao  Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Dengue planejar as ações de controle e combate ao mosquito de forma mais direcionada.

Mutirão contra a dengue – Regional Alterosas

Sábado, 19 de outubro

Concentração a partir das 8h

Local: regional Alterosas, avenida Campos de Ourique, 1.392, esquina com rua Alenquer, bairro Jardim das Alterosas I.