Betim promove Campanha de Vacinação Antirrábica

0
1119

Com a expectativa de vacinar cerca de 45.000 cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde promove, nos dias 23 e 30 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica.

No sábado, dia 23, a vacinação será nas regiões Norte, Centro, Citrolândia, Vianópolis e Icaivera. Já no sábado, dia 30, a vacinação será nas regiões Teresópolis, Imbiruçu, PTB, Petrovale e Alterosas. A meta da secretaria é vacinar 80% dos animais.

Os pets devem ser levados aos postos de vacinação, instalados em vários locais, nas dez regionais do município. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida. Cadelas e gatas prenhes, ou amamentando, também podem vacinar. “Cães e gatos debilitados e doentes não devem receber a vacina. Mas os proprietários podem ficar tranquilos, pois poderão levá-los após recuperação. Teremos um posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, após campanha, para atender esses animais” , afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a doença

A raiva é uma doença viral que pode acometer mamíferos. Os animais podem transmiti-la para outros animais e também para humanos. A principal forma de prevenção é a vacina.

“A campanha é muito importante para manter a erradicação da raiva urbana, uma vez que ainda existe a circulação do vírus na área rural, principalmente em grandes animais. O morcego é o principal veiculador do vírus. Nos centros urbanos servem como sentinelas para detectarmos a presença viral” , explica a veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Lorenzato.

Os cidadãos devem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias quando encontrarem um morcego, principalmente durante o dia, caído em áreas urbanas. “A orientação é de que não manipulem o animal umas vez que ele pode estar contaminado. Recolhemos o morcego e encaminhamos para realizar o diagnóstico de raiva. Caso seja positivo abrimos um raio de 200 metros de vacinação em todos os cães e gatos daquela localidade” , ressalta.

A lista completa com os postos de vacinação pode ser conferida no site da Prefeitura de Betim (www.betim.mg.gov.br).